segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Marketing para o Turismo


MARKETING TURÍSTICO

Cristine Fabbris, Esp.[1]
Álvaro Ornelas de Souza Neto, Esp.[2]

 Aspectos psicológicos, o Marketing e Projeções em Turismo.  

O marketing turístico é a ferramenta mais relevante em uma estratégia turística. Vender os atrativos naturais e os serviços de uma cidade, região, estado ou país requer alto nível de conhecimento. Os aspectos mais básicos do marketing turístico são: tipos de turismo, tipos de turista, serviços existentes e as atrações de relevância a pelo menos um tipo de turismo.

O que é a teoria da Escada de Motivação de Viagem (Travel Career Ladder)?
Para iniciarmos o marketing turístico temos que entender uma importante teoria desenvolvida pelo por Pearce (1990). Ela tenta representar as necessidade e motivações que levam uma pessoa a se deslocar de sua cidade.  Ela inicia com a sua capacidade de imaginar uma escada. O primeiro degrau é o das necessidades psicológicas que podem ser voltadas para dentro como a alimentação, namoro, bebidas, relaxamento ou para fora como necessidade de mudança, emoção, curiosidade, necessidade de estímulo e excitação externa. Depois o segundo degrau apresenta a necessidade de segurança e proteção, que pode ser voltadas para dentro como segurança e ou proteção. Ou voltadas para fora necessidade de prever e explicar o mundo. No nosso terceiro degrau da escada estão as necessidades de relacionamentos. Que podem ser voltadas para si como amor, afeição ou voltadas para fora que necessidade de estabelecer vínculo de amizade ou profissionais. O quarto degrau são as necessidades relativas a auto estima ou auto desenvolvimento. As voltadas para dentro são auto-desenvolvimento, necessidade de crescimento, de estimular a curiosidade, necessidade de ser eficaz e a de repetir comportamentos que sejam satisfatórios a si mesmo. E as necessidades voltadas para fora são as de prestigio, de respeito e reconhecimento e realização. No último degrau de nossa escada estão as necessidades de auto-realização e de experiências dinâmicas. As pessoas tendem a subir a escada das necessidades com a experiência de viagem.. As motivações de viagem mais altas incluem as mais baixas. O padrão geral de motivos é a característica importante.

Entender as necessidades psicológicas, os tipos de turistas e o tipo de turismo (modulo 2) podemos traçar estratégias eficientes de promoção.

Após a identificação das atrações e serviços que queremos promover identificar qual mercado a ser promovido é essencial .

O que é segmentação de mercado? È o processo que conseguimos agrupar pessoas com desejos e necessidades semelhantes, dando origem a mercado –alvo. Serve de apoio para o sucesso da promoção e está baseado em pesquisa e coleta de dados.

O que é um plano de marketing? Uma vez identificado o segmento de mercado, devemos publicar nossa mensagem desenvolvida (a promoção). Para tal traçamos uma tabela com quais os meios de comunicação mais eficazes. Um anúncio no jornal de domingo, em uma revista da área de turismo. Enfim os orçamentos são limitados então com o plano de mídia ajuda a pensar e demonstrar de forma clara onde os recursos de publicidade serão aplicados. Vale lembrar que cada destino turístico tem um canal de propagando ligado 24 horas, 7 dias da semana direto com o turista em potencial que é a internet. A criação de um site oficial do turismo do destino é o primeiro passo em um plano de marketing turístico.

Qual o futuro do turismo: A indústria de viagens e turismo é a área da economia que mais cresce no mundo por ter duas características que são opostas a ordem mundial: 1) Requer mão de obra humana e 2) Divide democraticamente as oportunidades em gerar riqueza, pois  permite que sejam estabelecidas milhares de pequenas empresas para consolidar o turismo em algum ponto do mundo. Existem pesquisas que mostram que 80% do turismo é composto de pequenas empresas, 10% de médias empresas e 10% grandes empresas com atuação global.   A criatividade é uma aliada a esta indústria, mas para que possamos utilizar o potencial criativo devemos ter a educação como prioridade – o conhecimento que gera conhecimento é a um regra não muito clara na industria de viagens e turismo. As empresas deste setor necessitam de colaboradores treinados. Os colaboradores têm que estudar de todas as formas para agregar valor ao empregador. Manter o destino turístico atraente é responsabilidade de todos os habitantes, todos os governantes, empresários e trabalhadores.

Referencial Bibliográfico

GEE, Chuck Y e FAYOS-SOLA, Eduardo. Turismo Internacional: Uma Perpectiva Global da Organização Mundial do Turismo.  2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003.



[1] Especialista em Empreendedorismo no Turismo pela ENE/UFSC (1999); Bacharel em Turismo pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH (1999); Coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Eventos da ASSESC.
[2] Especialista em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa (2001); Professor titular do Curso de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e consultor em projetos de infra-estrutura turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário