MARKETING TURÍSTICO
Cristine Fabbris, Esp.[1]
Álvaro Ornelas de Souza Neto, Esp.[2]
Aspectos
psicológicos, o Marketing e Projeções em Turismo.
O marketing
turístico é a ferramenta mais relevante em uma estratégia turística. Vender os
atrativos naturais e os serviços de uma cidade, região, estado ou país requer
alto nível de conhecimento. Os aspectos mais básicos do marketing turístico
são: tipos de turismo, tipos de turista, serviços existentes e as atrações de
relevância a pelo menos um tipo de turismo.
O que é a teoria da Escada de Motivação de
Viagem (Travel Career Ladder)?
Para iniciarmos
o marketing turístico temos que entender uma importante teoria desenvolvida
pelo por Pearce (1990). Ela tenta representar as necessidade e motivações que
levam uma pessoa a se deslocar de sua cidade. Ela inicia com a sua capacidade de imaginar uma
escada. O primeiro degrau é o das necessidades
psicológicas que podem ser voltadas para dentro como a alimentação, namoro,
bebidas, relaxamento ou para fora como necessidade de mudança, emoção,
curiosidade, necessidade de estímulo e excitação externa. Depois o segundo
degrau apresenta a necessidade de
segurança e proteção, que pode ser voltadas para dentro como segurança e ou
proteção. Ou voltadas para fora necessidade de prever e explicar o mundo. No
nosso terceiro degrau da escada estão as necessidades
de relacionamentos. Que podem ser voltadas para si como amor, afeição ou
voltadas para fora que necessidade de estabelecer vínculo de amizade ou
profissionais. O quarto degrau são as necessidades
relativas a auto estima ou auto desenvolvimento. As voltadas para dentro
são auto-desenvolvimento, necessidade de crescimento, de estimular a
curiosidade, necessidade de ser eficaz e a de repetir comportamentos que sejam
satisfatórios a si mesmo. E as necessidades voltadas para fora são as de
prestigio, de respeito e reconhecimento e realização. No último degrau de nossa
escada estão as necessidades de
auto-realização e de experiências dinâmicas. As pessoas tendem a subir a
escada das necessidades com a experiência de viagem.. As motivações de viagem
mais altas incluem as mais baixas. O padrão geral de motivos é a característica
importante.
Entender as
necessidades psicológicas, os tipos de turistas e o tipo de turismo (modulo 2)
podemos traçar estratégias eficientes de promoção.
Após a
identificação das atrações e serviços que queremos promover identificar qual
mercado a ser promovido é essencial .
O que é segmentação de mercado? È o
processo que conseguimos agrupar pessoas com desejos e necessidades
semelhantes, dando origem a mercado –alvo. Serve de apoio para o sucesso da
promoção e está baseado em pesquisa e coleta de dados.
O que é um plano de marketing? Uma vez identificado
o segmento de mercado, devemos publicar nossa mensagem desenvolvida (a
promoção). Para tal traçamos uma tabela com quais os meios de comunicação mais
eficazes. Um anúncio no jornal de domingo, em uma revista da área de turismo.
Enfim os orçamentos são limitados então com o plano de mídia ajuda a pensar e
demonstrar de forma clara onde os recursos de publicidade serão aplicados. Vale
lembrar que cada destino turístico tem um canal de propagando ligado 24 horas,
7 dias da semana direto com o turista em potencial que é a internet. A criação
de um site oficial do turismo do destino é o primeiro passo em um plano de
marketing turístico.
Qual o futuro do turismo: A indústria
de viagens e turismo é a área da economia que mais cresce no mundo por ter duas
características que são opostas a ordem mundial: 1) Requer mão de obra humana e
2) Divide democraticamente as oportunidades em gerar riqueza, pois permite que sejam estabelecidas milhares de
pequenas empresas para consolidar o turismo em algum ponto do mundo. Existem
pesquisas que mostram que 80% do turismo é composto de pequenas empresas, 10%
de médias empresas e 10% grandes empresas com atuação global. A criatividade é uma aliada a esta
indústria, mas para que possamos utilizar o potencial criativo devemos ter a
educação como prioridade – o conhecimento que gera conhecimento é a um regra
não muito clara na industria de viagens e turismo. As empresas deste setor
necessitam de colaboradores treinados. Os colaboradores têm que estudar de
todas as formas para agregar valor ao empregador. Manter o destino turístico
atraente é responsabilidade de todos os habitantes, todos os governantes,
empresários e trabalhadores.
Referencial
Bibliográfico
GEE, Chuck Y e FAYOS-SOLA, Eduardo. Turismo Internacional: Uma Perpectiva Global
da Organização Mundial do Turismo. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
IGNARRA, Luiz
Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª
Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003.
[1] Especialista
em Empreendedorismo no Turismo pela ENE/UFSC (1999); Bacharel em Turismo pela
Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH (1999); Coordenadora dos Cursos
de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Gestão de Eventos da ASSESC.
[2] Especialista
em Administração
Global pela Universidade Independente de Lisboa (2001); Professor
titular do Curso de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e consultor em projetos de
infra-estrutura turística.
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