segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Década dos Oceanos e a ANCORA.

O FUTURO QUE QUEREMOS - ENTENDER NOSSA ESSÊNCIA NÁUTICA. 

Desde Novembro de 2017, quando o Secretário Geral da ANCORA e Diretor da OSN CONSULTORIA assinou em Amsterdãm durante o 1º Fórum Mundial de Superyachts, o compromisso de apoio no sul do Brasil para o mega plano de ações para 10 anos, com relação ao melhor uso das águas de rio, lagos e mares como também da conservação das orlas e propostas de conservação por meio da inclusão social, educação ambiental e acima de tudo respeito "as vidas" humanas, vidas de toda a flora e toda a fauna marinha e terrestre. 



A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 - 2030), agora em 2020 a ANCORA e a OSN CONSULTORIA estão organizando planos de ação bianuais, para acelerar a percepção e a consciência do melhor uso além de entender os impactos da vida no planeta e auxiliar a metas do milênio. 

Ações simples e complexas que construirá uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar plenamente os Estados e Municípios do Brasil na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Década proporcionará uma oportunidade única para se criar um novo alicerce, por meio da interface ciência–política, para fortalecer a gestão dos nossas águas (rios, lagos e mar) e zonas costeiras de lagos, rios e mares em benefício para o Brasil - o país das águas e do verde. 

Para iniciar a Década, a ANCORA DA ECONOMIA DO MAR fortalecerá a cooperação internacional necessária para desenvolver pesquisas científicas e tecnologias inovadoras que sejam capazes de conectar a ciência oceânica com as necessidades da sociedade.


Juntamente com os parceiros e clientes da OSN CONSULTORIA** contribuirá também para os processos da ONU que protegem os oceanos, os lagos, os rios e todos seus recursos, como a proteção da biodiversidade, a aceleração econômica dos lagos artificiais de UHs do Brasil, e principalmente os marcos regulatórios sobre o Direito do Mar (e das águas) além de uma legislação adequada para a construção de estruturas de apoio náutico e promoção das regras de segurança na navegação em todas as águas do Brasil. 

A ANCORA DA ECONOMIA DO MAR é uma entidade parceria e é signatária das Metas do Milênio - Agenda 2030 e da Década dos Oceanos (2021-2030) das Nações Unidas. Trabalho este que exigirá o envolvimento de diversas partes interessadas para criar novas ideias, soluções, parcerias e aplicações, tais como: cientistas, governos, acadêmicos, formuladores de políticas, empresas, indústria e sociedade civil. 

Juntos a ANCORA e seus parceiros irão fazer o máximo possível para o melhor uso das águas dos rios, lagos e de nosso mar para ajudarmos obter o oceano que precisamos para o futuro que queremos.

Entender que o OCEANO é o maior ecossistema do nosso planeta. Ele estabiliza o clima, armazena carbono, produz oxigênio, sustenta uma biodiversidade inimaginável e dá suporte direto ao bem-estar humano por meio de recursos alimentares, minerais e energéticos, além de fornecer serviços culturais e recreativos.

Infelizmente, apesar das melhorias nas ações de gestão e conservação, a Primeira Avaliação Global Integrada das Nações Unidas sobre o Ambiente Marinho concluiu que grande parte do oceano está agora seriamente degradada. Considerando que a população mundial atingirá cerca de 9 bilhões de pessoas até 2050, os impactos no oceano associados às atividades humanas irão aumentar.

A ação somente poderá ser eficaz se tiver como base o conhecimento científico sólido. Existe uma necessidade cada vez maior de encontrar soluções científicas que nos permitam compreender as mudanças que estão ocorrendo no nosso oceano e recuperar sua saúde em declínio.

A ciência oceânica realizou grandes progressos ao longo do último século ao explorar, descrever, compreender e melhorar a nossa capacidade de prever mudanças no sistema oceânico.

Na próxima década, teremos uma enorme oportunidade de aproveitar os avanços interdisciplinares da ciência para alcançar uma melhor compreensão sobre o sistema oceânico. Isso permitirá o fornecimento de informações oportunas sobre a situação dos oceanos e irá possibilitar a articulação de cenários e caminhos integrados para o desenvolvimento sustentável.

A ciência oceânica pode nos ajudar a abordar os impactos da mudança climática, da poluição marinha, da acidificação dos oceanos, da perda de espécies marinhas e da degradação de ambientes marinhos e costeiros. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, precisamos de uma ciência de qualidade para influenciar a tomada de decisões e elevar o nível de conhecimento de todos os atores envolvidos.

Que tenhamos sucesso o realizarmos ações certeiras para resultados consistentes ao desenvolvimento sustentável. 

Ornelas*.

Nossas "rash-tags": 

 #TURISMOinteligente  #maisNEGOCIOS #ANCORA #ANCORAdaECONOMIAdoMAR #TURISMOnáutico #BRASILnáutico #BRASILnáutico2050 

Visite nosso website: www.EconomiadoMar.com.br  

*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  Website: Www.EconomiadoMAr.com.br | Nosso blog: economiadomarBRASIL.blogspot.com 

**OSN CONSULTORIA é coordenada por Álvaro Ornelas , consultor em Gestão Estratégica com MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa. Atua como Coordenador do Grupo Náutico de Santa Catarina (GTT NAUTICO SC) e trabalha com projetos de desenvolvimento econômico no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Pernambuco. É consultor credenciado do Instituto Marca Brasil e do SEBRAE nos estados de SC, RJ, MT, PE e RS. Website: www.OSNCONSULTORIA.com.br 

Fonte: 
Décadas dos Oceanos, Nações Unidas, Holanda, 2017 

Fotos: Nações Unidas,2017 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SMART SEA >> TMC >> Workshop Economia do Mar SC.

 



Tijucas Marine Center - Divulgaação

Tijucas Marine Center – Divulgaação

⚓ Tijucas Marine Center: O Próximo Gigante da Economia do Mar em SC.

Ornelas**

Você está pronto para navegar em um mercado de R$ 5 bilhões ao ano?

Santa Catarina consolida sua posição como o maior polo náutico do Brasil, e o Tijucas Marine Center (TMC) é o epicentro dessa transformação. Convidamos você, empresário e investidor, para um workshop exclusivo que revelará como lucrar com a expansão da Economia Azul no estado.

📅 O Evento

  • Data: Quarta-feira, 29 de novembro

  • Horário: A partir das 14h

  • Local: Hotel Majestic Palace, Florianópolis/SC

🚀 Por que investir no Tijucas Marine Center?

O TMC não é apenas um empreendimento, é um ecossistema planejado sob os quatro pilares fundamentais: Indústria, Comércio, Serviços e Turismo Náutico.

Destaques Estratégicos:

  • Conexão Internacional: Parceria exclusiva entre a Univali e a Quasar Design University (Roma) para a criação de um centro de design náutico de classe mundial.

  • Grandes Players Confirmados: A Marine Express, líder mundial em equipamentos náuticos, já garantiu sua presença no complexo.

  • Sustentabilidade e Segurança: Parcerias firmadas com a ONG francesa Planeta d’O e o Instituto Anjos do Mar (IAMB).

  • Incentivos Fiscais: Conheça as vantagens tributárias únicas que só Santa Catarina oferece para quem investe no setor.

🎤 Programação de Alto Nível

O workshop contará com vozes que definem o mercado náutico hoje:

  • Álvaro Ornelas (Diretor Geral do TMC): As vantagens competitivas da economia do mar.

  • Davide Breviglieri (Presidente da Azimut Brasil): A visão de quem lidera uma gigante global.

  • Gabriel Ribeiro (Deputado Estadual): Políticas públicas e o potencial de crescimento de SC.

🌊 O Futuro Começa Agora

Com o início das obras programado para o primeiro trimestre de 2018, esta é a janela de oportunidade ideal para posicionar sua marca no projeto que vai redefinir a Grande Florianópolis.

REPORTAGEM no ND: https://ndmais.com.br/economia/workshop-sobre-economia-do-mar-apresenta-novo-polo-nautico-de-santa-catarina/ 


* Hypercluster. Na economia e negócios o termo é frequentemente empregado para descrever um conjunto amplo de indústrias e atividades interconectadas que formam um ecossistema econômico complexo e de grande impacto. Exemplo: O "Hypercluster da Economia do Mar" é um termo usado em Portugal para se referir a todas as atividades econômicas relacionadas ao mar, como pesca, transporte marítimo, construção naval, reparação naval, turismo e pesquisa científica oceânica. A ideia é agrupar essas indústrias para identificar potenciais de crescimento, colaboração e desenvolvimento estratégico. 


** Álvaro Ornelas. o consultor Ornelas é um “think tank” da Economia do Mar (Azul) do Brasil, promovendo o Brasil e seus potencial náutico. Auxilia o município no ordenamento da orla por meio do PROJETO ORLA do Governos Federal, dos critérios internacionais da BANDEIRA AZUL e do potencial econômico do mercado imobiliário de orlas mar, lagos e rios. Criou o Polo Náutico de Tijucas SC e por meio do SEBRAE SC trabalhou na estrutura do PROJETO POLO NÁUTICO SANTA CATARINA -  Indústria e Turismo. Trabalho como coordenador do GT NÁUTICO DE SC (de 2014 a 2019) e é fundador da ÂNCORA da Economia do Mar que atua na captação de investimentos no hypercluster da economia do mar de Santa Catarina e do Brasil 


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Audiência Pública - Comuidade do Rio Santa Luzia com Porto Belo (SC) e Tijucas (SC).


 A comunidade de Santa Luzia, na cidade de Porto Belo conheceu no dia 23 de novembro, o projeto do Tijucas Marine Center. A audiência pública apresentou os detalhamentos da obra de Dragagem do Rio Santa Luzia, que corta os munícipios de Porto Belo e Tijucas.

O empreendimento está apoiando a prefeitura de Porto Belo no projeto, que tem previsão de início para o primeiro quadrimestre de 2018.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O Mar e a Orla.


Um artigo publicado na revista VIP SHORE, uma reflexão sobre o Conceito SMART SEA na prática.



Suce$$o! 


Ornelas. 

#ECONOMIAdoMAR #EssênciaNÁUTICA #SmartSEA 

*Ornelas é um thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócio em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  

** Artigo publicado na Revista VIP SHORE, Novembro de 2017, Santa Catarina.  

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Grandes Marcas do Pólo Náutico Tijucas (SC).



A Marine Express, principal representante de marcas líderes mundiais fornecedoras de equipamentos náuticos, terá filial na Tijucas Marine Center, um empreendimento voltado exclusivamente para o setor náutico do Estado de Santa Catarina e o primeiro investimento direto e totalmente privado captado pelo Polo Náutico da cidade de Tijucas iniciado pela Prefeitura Municipal com apoio do GTT NAUTICO SC e da OSN CONSULTORIA, em 2015. “A primeira área do empreendimento foi adquirida pela Marine Express, tirei foto apertando a mão, porque nós acabamos de fechar o negócio”, disse o presidente da Marine Express, Fabrizio Sestini. 

No centro Sr Favrizio Sestine da Marine Express, à sua direita Sr Paulo Flohlich da VIA CERTA EMPREENDIMENTOS de Santo Cristo (RS) e à esquerda o Sr Paulo Teixeira da TR PARTICIPAÇÕES de Itajaí (SC). 
Foto: Assessoria de Comunicação da Marine Express. 

O negócio entre a Marine Express e a Tijucas Marine Center foi selado durante o São Paulo Boat Show 2016, que terminou na última terça-feira, 11, na capital. “Nós viemos para o Boat Show prestigiar o evento, conhecer e fazer contato. Nosso empreendimento é redirecionado aos estaleiros, aos fornecedores. Hoje, esse conceito de cluster dentro do segmento náutico, não existe no Brasil”, afirmou Almir Ornelas, diretor geral da Tijucas Marine Center. O empreendimento será um centro de produção, manutenção e vendas, segundo Ornelas, e tem lançamento oficial previsto para abril de 2017, no Rio Boat Show. - Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link 



Fonte:
Assessoria de Comunicação da MARINE EXPRESS
Revista Náutica - https://www.nautica.com.br/marine-express-tera-filial-na-tijucas-marine-center/

sábado, 21 de outubro de 2017

Visita técnica a "Casa da Azimut Yachts" em Viareggio, Liguria na Itália.


O escritório internacional de arquitetura HELENA ROCHA é o responsável pelo "waterfront" no Tijucas Marine Center (TMC). A vivência náutica, o espírito global e a competência da equipe está deixando o TMC o local ideal para investir, viver e conviver com o mundo da náutica.



Fotos: Alvaro Ornelas e Gioseppe, diretor de marketing interncaional da Azimut. 

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Economia do Mar, "um mar de conhecimento" para Santa Catarina e Brasil.


MAR DE CONHECIMENTO:
Com carta de recomendação da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), o empresário Álvaro Ornelas esteve recentemente na sede do Istituto Quasar – ou Quasar Design University (Universidade de Design Quasar, em português), em Roma, na Itália.

A universidade italiana tem no currículo uma grande variedade de cursos que interessam ao projeto Tijucas Marine Center, que vem transformando a Capital do Vale num polo náutico nacional.
Ornelas trabalha a economia do mar em Tijucas desde 2013, e entregou um relatório bastante otimista à Univali. Em breve, a cidade deve anunciar a instalação do Centro de Design Náutico, fomentado na parceria com a Universidade de Design Quasar.

A ideia, em princípio, é que os cursos, focados integralmente no mercado náutico, estejam disponíveis no campus local da Univali já no primeiro semestre de 2018.

Fontes:
Texto publicado no Blog jornalista Leo Nunes.
Foto do acervo da OSN CONSULTORIA.


 

domingo, 1 de outubro de 2017

Empresa TIJUCAS INCORPORAÇÔES celebra o Pólo Náutico de Tijucas.



Parece que foi ontem: há 12 meses, a empresa Marine Express, líder na importação de tecnologia embarcada no Brasil, confirmou sua ida para o Tijucas Marine Center em SC.

Ligue e saiba mais sobre o empreendimento:
Contato: (47) 99157 0019 • (47) 99140 0019
informacoes@tijucasmarinecenter.com.br



Fonte: Revista Náutica ( https://nautica.com.br/marine-express-tera-filial-na-tijucas-marine-center/ )

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Praça dos Ventos de Gênova.


Durante a 57ª Edição do Salone Náutico de Gênova, nasceu um marco urbano dedicado ao espírito do mar. Aconceteu de 21 a 26 de setembro de 2017. Estávamos participante do evento e ampliando o network para acelerar a Economia do Mar do Brasil.



A empresa Capoferri apresentou a "La Piazza del Vento", o novo landmark marco urbano desenhado pelo genial arquiteto Renzo Piano e projetado pela OBR, empresa do amigo Paolo Brescia e Tommaso Principi.

A intervenção representa também um legado do Salone Náutico à cidade e a região da Ligúria: uma instalação criada para um evento temporário que se torna um trabalho permanente, capaz de criar um espaço público para celebrar o ritual da urbanidade no mar. Aponta ainda cominhos para ampliar a cultura náutica de uma cidade de há 1.300 anos explora e descobre o mar e ainda em pleno Século XXI continua a integrar o mar ao elemento urbano.












Fonte: Assessoria de Comunicação da UCINA, Gênova, Setembro de 2017
Imagens e Fotos: Acervo UCINA, 2017

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Lei das Marinas em Santa Catarina.

Santa Catarina de frente para a sua essência náutica. 


Unir forças para fortalecer ainda mais o setor náutico em Santa Catarina, maior fabricantes de barcos do Brasil, assim como estabelecer uma legislação que garanta segurança jurídica para os investidores. Estas e outras reivindicações foram discutidas na instalação da Frente Parlamentar do Setor Náutico, presidida pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD), numa reunião que contou com a presença de empresários, representantes de entidades e de prefeituras do litoral e do interior do Estado.

Autor do Projeto de Lei 138/17, em tramitação na Comissão de Justiça e que estabelece a política estadual de fortalecimento do setor náutico, Dep Gabriel Ribeiro afirmou que a Frente tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade e o poder público da importância dos negócios envolvendo a economia do mar na indústria, comércio, turismo e serviços. 

“Queremos apresentar soluções também para o setor náutico do interior de Santa Catarina, porque temos cinco grandes lagos e barragens oriundos da construção de hidrelétricas.”

Jean Kuhlmann (PSD), integrante da frente e relator do PL na CCJ, lembrou que a importância do setor para o Parlamento está reconhecida pela presença de lideranças com longa história nos empreendimentos náuticos do Estado. “Contamos com vocês para aprimorar o projeto, levar os conceitos aqui debatidos para a Fatma e para a Secretaria da Fazenda, impulsionando assim o desenvolvimento econômico de várias regiões de Santa Catarina.”

Municípios

A grande participação de lideranças do setor náutico abrangeu municípios de diversas regiões, como Florianópolis, Palhoça, Tijucas, Imbituba, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Abon Batista, Santa Terezinha, Laguna e Penha.

Alfandegamento e GTS
Um dos encaminhamentos da Frente é a realização de uma audiência pública em Porto Belo, que somente na última temporada de verão deixou de arrecadar R$ 30 milhões por falta de alfandegamento de cruzeiros junto à Receita Federal, problema que se arrasta há 13 anos.

Gabriel Ribeiro também citou a visita dos membros da Frente à Barragem de Barra Grande, entre os municípios de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS), em ambos os casos em data a ser definida.

Grupos de Trabalho serão formados para debater temas como serviços, governo, turismo, indústria e e comércio. 
Os grupos têm a tarefa de apresentar propostas e discuti-las em conjunto para aprimorar o PL 138/17.
Deputados da Frente
Completam a composição da Frente Parlamentar os deputados:
José Milton Scheffer (PP), 
João Amin (PP), 
Valdir Cobalchini (PMDB), 
Patrício Destro (PSB), 
e Ricardo Guidi (PSD).

Rubens Vargas
AGÊNCIA AL

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Frente Parlamentar da Náutica SC

FRENTE PARLAMENTAR DA NÁUTICA DE SANTA CATARINA TRABALHA EM CONJUNTO COM TODAS AS ENTIDADES DO SETOR E SEMPRE OUVINDO DAS DEMANDAS DOS EMPRESÁRIOS. 
Álvaro Ornelas*
Conforme o presidente da frente parlamentar, deputado Gabriel Ribeiro (PSD), a reunião visa unir o aspecto técnico presente na atuação do GTT NAUTICO de Santa Catarina da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e entender o viés político da frente da ALESC para acelerar o setor de forma participativa e cooperada. 
O Presidente falou: “Vamos unir esforços em torno de leis voltadas a uma política estadual para o setor náutico, que possibilite aos municípios desenvolverem seus projetos a atraírem investimentos com segurança”, disse.
O GTT NAUTICO SC, reúne 22 municípios catarinenses e sete entidades ligadas ao setor. Eu mesmo coordenei e ateu auxiliando a Associação de Garagens Náuticas do Estado que esteve a frente da liderança política, por meio do seu Presidente, Sr Leandro Ferrari, a busca por uma legislação que traga mais segurança aos investimentos é um dos focos do trabalho do grupo, mas a promoção dos projetos náuticos elaborados pelos municípios também é essencial para o desenvolvimento do setor.
No seminário organizado pelo GTT NAUTICO, em Maio de 2016, foram identificados 31 projetos qualificados e de relevância turística. Todos forem descritos no documentos norteador dos trabalhos do grupo - PLANO MAR CATARINA 2030, que mais tarde foi abandonado pela associação, governos e municípios.
Na época foram 29 propostas de infraestrutura de apoio náutico para favorecer a Economia do Mar de Santa Catarina: indústria, comércio, serviços e turismo náutico. 
Os valores de investimento foram super estimados, devido ao fato de nenhum projeto ter sido aprovado ou apresentado o projeto final. Seria o próximo passo dos trabalhos, porém neste mesmo ano o GTT NAUTICO SC deixa de trabalhar e o Presidente assume posto político junto ao Governo. 
AS DEMANDAS DOS MUNICÍPIOS
O secretário adjunto de Turismo de Florianópolis, Eduardo Loch, comentou da necessidade de recursos do Estado para a divulgação dos projetos náuticos em feiras do setor no Brasil e no Exterior. Segundo ele, esses recursos foram cortados e vão inviabilizar a participação esses eventos. Ele reivindicou a liberação dessa verba por parte da Fazenda estadual. “Não podemos deixar de estar presentes nesses eventos”, comentou.
Blumenau e Balneário Piçarras trataram dos projetos de marinas que pretendem construir. A secretária de Turismo e Cultura de Piçarras, Susan Corrêa, afirmou que o empreendimento só será viável se for construída uma ponte mais alta sobre o Rio Piçarras, que marca o limite com o município de Penha. Ela estima que sejam necessários R$ 2 milhões para a nova ponte, que está em fase de projeto.
Conforme o deputado Gabriel Ribeiro, as reivindicações apontadas pelos municípios serão levadas para o governo estadual. O líder do governo na Assembleia, deputado Darci de Matos (PSD), que participou da reunião conjunta, colocou-se à disposição para auxiliar a frente nas demandas junto ao Estado.
Esperamos que Governo de SC, entidades do setor e municípios consigam junto com a Assembléia Legislativa de Santa Catarina avançar com ações certeiras para resultados consistentes para a Economia do Mar de Santa Catarina. 
Suce$$o a todos amigos e parceiros, 



Ornelas.


*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  
Fonte: 
Secretaria de Comunicação da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de SC. Assessoria de Imprensa do Dep Gabriel Ribeiro | PSD SC
Referência Bibliográfica: