segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Mercados e Nichos no Turismo


SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA

Cristine Fabbris, Esp.[1]
Álvaro Ornelas de Souza Neto, Esp.[2]

Tipologia do Turismo e Tipos de Turista.

O propósito mais relevante do turismo é aproximar as pessoas que vivem e convivem em diferentes regiões ou países. A troca de experiências eleva os níveis do conhecimento humano. Este intercâmbio cultural promovido em viagens talvez este seja o principal motivo pelo qual o turismo é tão fascinante tanto para os que viajam quanto para os que interagem com os viajantes.  Cabe ao profissional do turismo identificar quais os motivos que levam o turista a viajar. Quais os interesses de indivíduos ou de um determinado grupo em absorver diferentes experiências e saber quais são elas. Cada interesse pesquisado cria segmentos de interesse – isto é o que chamamos de tipo de turismo. A tipologia do turismo está focada nos interesses de cada nicho em viajar. Como o ser humano é um ser complexo cada segmento, tipo de turismo, é “freqüentado” por diferentes pessoas com o mesmo interesse. Assim em 1979, surgiu uma classificação específica para o turista. Este entendimento amplo auxilia os destinos receptores a se organizarem para receber um ou mais nichos do mercado turístico e as diferentes pessoas o formam.  

Quais os tipos de turismo existentes?
Em verdade todos os aspectos da cultura humana podem despertar interesses variados por algum outro ser humano de outra parte do planeta. A mesma viagem pode servir para uma experiência cultural, para a observação étnica ou mesmo para conhecer a história. Entender a segmentação é fundamental para que o destino turístico possa se organizar, incentivando novos negócios, nova legislação e segurança aos seus visitantes. Abaixo alguns tipos de turismo e seus exemplos práticos:

TURISMO CULTURAL - Sabe-se que o é o grande atrativo da indústria de viagens. A procura por cultura é um motivador de viagem antigo. Trata-se de um segmento onde o interesse em viajar é por experiências únicas, participar de estilo de vidas diferentes ao seu. Viver e participar de um estilo de vida em comunidades tradicionais, por um determinado tempo. Como acontece em  Wiiliansburg no estado da Virginia nos Estados Unidos. A cidade não tem luz, e as pessoas vivem lá como nos tempos coloniais americanos. Os visitantes pagam para passar o dia ou um final de semana vivendo exatamente como os peregrinos viviam. Ou ainda viajar para visitar uma exposição de arte importante, ou um show de rock, ou a um festival gastronômico como a Oktoberfest em Munique na Alemanha ou em Blumenau no Brasil. Ou ainda o carnaval no Brasil que atrai muitos turistas ao Rio de Janeiro, Salvador e  Florianópolis como exemplo de uma manifestação cultural pode tornar-se atrativo na escolha de uma viagem.

TURISMO ÉTNICO - Complementar ao turismo cultural é quando o turista procura viver, vivenciar e observar expressões culturais e estilos de vida de outros povos. Como acontece na Tailândia quando os turistas visitam a tribo das mulheres girafas.

TURISMO HISTÒRICO – È também complemento ao turismo cultural e ao turismo étnico, pois o interesse pela história está presente no dia-a-dia cultural de determinada cultura. Ao visitar prédios, igrejas, praças o turista vai recebendo informações da relevância em diferentes épocas da história da civilização humana. Como a Acrópoles em Atenas na Grécia ou as Pirâmides de Quéfren, Queóps e Miquerinos em Gizé no Egito.

TURISMO RELIGIOSO – É Diferente, pois o motivo da viagem é a fé. A motivação da viagem está atrelada a fé de determinada religião. Como exemplo, temos: O 12 de Outubro na Basílica de Nª Srª Aparecida em São Paulo ou Jerusalém que é uma cidade relevante para Católicos, Mulçumanos (o ponto mais Ocidental que Maomé esteve), Gregos Ortodoxos, Judeus entre outras. Visitar Jerusalém em Israel tem o propósito unicamente religioso.

TURISMO ECOLOGICO – Ou Ecoturismo como é conhecido está voltado para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com a vida selvagem e a sua população nativa. As pessoas que procuram destinos ecológicos estão preocupadas com a sustentabilidade do local visitado.  No Brasil Foz do Iguaçú é um destino de contemplação das águas. Outro exemplo é o safári fotográfico em um barco pela a mata Amazônica.

TURISMO RURAL – Com o mundo cada vez mais vivendo em cidade o campo tornou-se um estilo de vida diferente com cultura e valores únicos. A simplicidade e convívio com a natureza têm atraído muitos turistas. Este mercado está ajudando a manter famílias no campo e resgatando tradições rurais em especial na gastronomia.

TURISMO ESPORTIVO – O esporte é um motivo que muitos viajam. A copa do mundo e as olimpíadas são os exemplos clássicos. Mas este segmento é fortalecido pelo desempenho de times e equipes e por atletas que buscam classificação em seus respectivos ranking. A maratona de Nova York atrai pessoas de 15 a 90 anos para correr neste grande evento esportivo. Outro evento esportivo mundial que movimenta toda a economia francesa é a Tour de France, evento que dura um mês.

TURISMO DE EVENTOS – È quando o deslocamento de pessoas se dá para participar de determinado evento que esteja focado em seu interesse particular de conhecimento técnico, científico ou profissional. O Salão do Automóvel em São Paulo é um evento que despertar o interesse da indústria automobilística da America Latina assim como a do mercado consumidor de automóveis.

TURISMO DE BELEZA – Um segmento que atrai o público feminino em sua essência porem vem despertando a atenção dos metrosexuais  que buscam por SPA´s especializados no bem estar pessoal.
TURISMO HOSPITALAR –  Um turismo que ganhou força nos anos 90 quando percebeu-se que o motivo da viagem seria fazer uma cirurgia plástica ou de determinado problema. O Instituto Sarah Kubitschek  em Brasília é considerado um centro de excelência no tratamento e recuperação da mobilidade humana. As instalações e o conhecimento técnico dos cirurgiões plástico brasileiros ganharam fama e muitos americanos e ingleses procuram as clínicas brasileiras para realizar cirurgias plásticas com a vantagem do cambio entre o dólar e o euro.

TURISMO ROMANTICO – São destinos apropriados para uma lua-de-mel ou reforçar o romantismo em casais. Costa do Sauípe na Bahia é um destino que tem como alvo os recém casados ou apaixonados para desfrutar dos serviços dos resorts lá existentes. A ilha Phi-Phi na Tailândia é um destino romântico famoso, eternizado no filma a Praia, com Leonardo de Cáprio..    

TURISMO GLS – Este um mercado que vêm despertando muito interesse a muitas cidades. Entender o comportamento de grupos gay e lésbico pode ser muito rentável. Basicamente este nicho demanda respeito pela orientação sexual de cada um. É um publico discreto e com forte poder de compras. Mas é extremamente exigente e prima pela estética. Um exemplo são as paradas gays no mundo. Um evento que vêm ganhando a cada ano mais cidades participantes que incluem o evento em seus calendários de eventos anuais. 

Quais são os tipos de turistas?
Devido a complexidade do ser humano esta classificação ajuda a entendermos melhor as expectativas dos turistas ao visitar determinada região. E auxilia a estratégia de marketing turístico de determinado destino. Os tipos de turistas propostos por COHEN (1979) em IGNARRA (2004), são:

EXISTENCIAIS: Buscam a paz espiritual pela quebra de sua rotina;
EXPERIMENTAIS: Querem conhecer e experimentar modos de vida diferentes.
DIVERSIONÀRIOS: Procuram recreação e lazer organizados, preferencialmente em grandes grupos;
RECREACIONAIS: Buscam entretenimento e relaxamento para a recuperação de suas energias físicas, psíquicas e mentais;

Temos ainda, segundo, McIntosh em IGNARRA (2003), os tipos:
ALOCÊNTRICOS: Têm motivos educacionais e culturais, políticos ou de divertimentos caros, como jogo de azar, e viajam individualmente.
 QUASE ALOCÊNTRICOS: São motivados por eventos esportivos m religiosos, profissionais e culturais a viajar.
MEDIOCÊNTRICOS: São motivados pela busca do descanso m quebra da rotina, aventuras gastronômicas e tratamento de saúde.
QUASE PSICOCÊNTRICOS: Viajam em busca de status social.
PSICOCÊNTRICOS: São motivados por campanhas publicitárias a viajar a determinado destino.


 Referencial Bibliográfico

GOELDNER, Charles e outros. Turismo: Princípios, Práticas e Filosofia. 8ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003. Pg 17-18.

COHEN, Erik. A Phenomenology of Tourist Experiences. Disponível em < http://soc.sagepub.com/cgi/content/abstract/13/2/179>.Acessado 1 mai. 2009.


[1] Especialista em Empreendedorismo no Turismo pela ENE/UFSC (1999); Bacharel em Turismo pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH (1999); Coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Eventos da ASSESC.
[2] Especialista em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa (2001); Professor titular do Curso de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e consultor em projetos de infra-estrutura turística.

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