SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA
Cristine Fabbris, Esp.[1]
Álvaro Ornelas de Souza Neto, Esp.[2]
Tipologia do Turismo e Tipos
de Turista.
O propósito mais
relevante do turismo é aproximar as pessoas que vivem e convivem em diferentes
regiões ou países. A troca de experiências eleva os níveis do conhecimento
humano. Este intercâmbio cultural promovido em viagens talvez este seja o
principal motivo pelo qual o turismo é tão fascinante tanto para os que viajam quanto
para os que interagem com os viajantes. Cabe
ao profissional do turismo identificar quais os motivos que levam o turista a
viajar. Quais os interesses de indivíduos ou de um determinado grupo em
absorver diferentes experiências e saber quais são elas. Cada interesse
pesquisado cria segmentos de interesse – isto é o que chamamos de tipo de
turismo. A tipologia do turismo está focada nos interesses de cada nicho em
viajar. Como o ser humano é um ser complexo cada segmento, tipo de turismo, é
“freqüentado” por diferentes pessoas com o mesmo interesse. Assim em 1979, surgiu
uma classificação específica para o turista. Este entendimento amplo auxilia os
destinos receptores a se organizarem para receber um ou mais nichos do mercado
turístico e as diferentes pessoas o formam.
Quais os tipos
de turismo existentes?
Em verdade todos
os aspectos da cultura humana podem despertar interesses variados por algum
outro ser humano de outra parte do planeta. A mesma viagem pode servir para uma
experiência cultural, para a observação étnica ou mesmo para conhecer a história.
Entender a segmentação é fundamental para que o destino turístico possa se
organizar, incentivando novos negócios, nova legislação e segurança aos seus
visitantes. Abaixo alguns tipos de turismo e seus exemplos práticos:
TURISMO CULTURAL
- Sabe-se que o é o grande atrativo da indústria de viagens. A procura por
cultura é um motivador de viagem antigo. Trata-se de um segmento onde o
interesse em viajar é por experiências únicas, participar de estilo de vidas
diferentes ao seu. Viver e participar de um estilo de vida em comunidades
tradicionais, por um determinado tempo. Como acontece em Wiiliansburg no estado da Virginia nos Estados
Unidos. A cidade não tem luz, e as pessoas vivem lá como nos tempos coloniais
americanos. Os visitantes pagam para passar o dia ou um final de semana vivendo
exatamente como os peregrinos viviam. Ou ainda viajar para visitar uma
exposição de arte importante, ou um show de rock, ou a um festival gastronômico
como a Oktoberfest em Munique na Alemanha ou em Blumenau no Brasil. Ou ainda o
carnaval no Brasil que atrai muitos turistas ao Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis como exemplo de uma
manifestação cultural pode tornar-se atrativo na escolha de uma viagem.
TURISMO ÉTNICO -
Complementar ao turismo cultural é quando o turista procura viver, vivenciar e
observar expressões culturais e estilos de vida de outros povos. Como acontece
na Tailândia quando os turistas visitam a tribo das mulheres girafas.
TURISMO
HISTÒRICO – È também complemento ao turismo cultural e ao turismo étnico, pois
o interesse pela história está presente no dia-a-dia cultural de determinada
cultura. Ao visitar prédios, igrejas, praças o turista vai recebendo
informações da relevância em diferentes épocas da história da civilização
humana. Como a Acrópoles em Atenas na Grécia ou as Pirâmides de Quéfren, Queóps
e Miquerinos em Gizé no Egito.
TURISMO
RELIGIOSO – É Diferente, pois o motivo da viagem é a fé. A motivação da viagem
está atrelada a fé de determinada religião. Como exemplo, temos: O 12 de
Outubro na Basílica de Nª Srª Aparecida em São Paulo ou Jerusalém que é uma
cidade relevante para Católicos, Mulçumanos (o ponto mais Ocidental que Maomé
esteve), Gregos Ortodoxos, Judeus entre outras. Visitar Jerusalém em Israel tem
o propósito unicamente religioso.
TURISMO ECOLOGICO
– Ou Ecoturismo como é conhecido está voltado para a apreciação de ecossistemas
em seu estado natural, com a vida selvagem e a sua população nativa. As pessoas
que procuram destinos ecológicos estão preocupadas com a sustentabilidade do
local visitado. No Brasil Foz do Iguaçú
é um destino de contemplação das águas. Outro exemplo é o safári fotográfico em
um barco pela a mata Amazônica.
TURISMO RURAL –
Com o mundo cada vez mais vivendo em cidade o campo tornou-se um estilo de vida
diferente com cultura e valores únicos. A simplicidade e convívio com a
natureza têm atraído muitos turistas. Este mercado está ajudando a manter
famílias no campo e resgatando tradições rurais em especial na gastronomia.
TURISMO
ESPORTIVO – O esporte é um motivo que muitos viajam. A copa do mundo e as
olimpíadas são os exemplos clássicos. Mas este segmento é fortalecido pelo
desempenho de times e equipes e por atletas que buscam classificação em seus
respectivos ranking. A maratona de Nova York atrai pessoas de 15 a 90 anos para
correr neste grande evento esportivo. Outro evento esportivo mundial que
movimenta toda a economia francesa é a Tour de France, evento que dura um mês.
TURISMO DE
EVENTOS – È quando o deslocamento de pessoas se dá para participar de
determinado evento que esteja focado em seu interesse particular de
conhecimento técnico, científico ou profissional. O Salão do Automóvel em São
Paulo é um evento que despertar o interesse da indústria automobilística da
America Latina assim como a do mercado consumidor de automóveis.
TURISMO DE
BELEZA – Um segmento que atrai o público feminino em sua essência porem vem
despertando a atenção dos metrosexuais
que buscam por SPA´s especializados no bem estar pessoal.
TURISMO
HOSPITALAR – Um turismo que ganhou força
nos anos 90 quando percebeu-se que o motivo da viagem seria fazer uma cirurgia
plástica ou de determinado problema. O Instituto Sarah Kubitschek em Brasília é considerado um centro de
excelência no tratamento e recuperação da mobilidade humana. As instalações e o
conhecimento técnico dos cirurgiões plástico brasileiros ganharam fama e muitos
americanos e ingleses procuram as clínicas brasileiras para realizar cirurgias
plásticas com a vantagem do cambio entre o dólar e o euro.
TURISMO
ROMANTICO – São destinos apropriados para uma lua-de-mel ou reforçar o
romantismo em casais. Costa do Sauípe na Bahia é um destino que tem como alvo
os recém casados ou apaixonados para desfrutar dos serviços dos resorts lá
existentes. A ilha Phi-Phi na Tailândia é um destino romântico famoso,
eternizado no filma a Praia, com Leonardo de Cáprio..
TURISMO GLS –
Este um mercado que vêm despertando muito interesse a muitas cidades. Entender
o comportamento de grupos gay e lésbico pode ser muito rentável. Basicamente
este nicho demanda respeito pela orientação sexual de cada um. É um publico
discreto e com forte poder de compras. Mas é extremamente exigente e prima pela
estética. Um exemplo são as paradas gays no mundo. Um evento que vêm ganhando a
cada ano mais cidades participantes que incluem o evento em seus calendários de
eventos anuais.
Quais são os
tipos de turistas?
Devido a
complexidade do ser humano esta classificação ajuda a entendermos melhor as
expectativas dos turistas ao visitar determinada região. E auxilia a estratégia
de marketing turístico de determinado destino. Os tipos de turistas propostos
por COHEN (1979) em IGNARRA (2004), são:
EXISTENCIAIS:
Buscam a paz espiritual pela quebra de sua rotina;
EXPERIMENTAIS:
Querem conhecer e experimentar modos de vida diferentes.
DIVERSIONÀRIOS:
Procuram recreação e lazer organizados, preferencialmente em grandes grupos;
RECREACIONAIS:
Buscam entretenimento e relaxamento para a recuperação de suas energias físicas,
psíquicas e mentais;
Temos ainda,
segundo, McIntosh em IGNARRA (2003), os tipos:
ALOCÊNTRICOS:
Têm motivos educacionais e culturais, políticos ou de divertimentos caros, como
jogo de azar, e viajam individualmente.
QUASE ALOCÊNTRICOS: São motivados por eventos
esportivos m religiosos, profissionais e culturais a viajar.
MEDIOCÊNTRICOS:
São motivados pela busca do descanso m quebra da rotina, aventuras
gastronômicas e tratamento de saúde.
QUASE
PSICOCÊNTRICOS: Viajam em busca de status social.
PSICOCÊNTRICOS:
São motivados por campanhas publicitárias a viajar a determinado destino.
Referencial Bibliográfico
GOELDNER,
Charles e outros. Turismo: Princípios,
Práticas e Filosofia. 8ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
IGNARRA, Luiz
Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª
Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003. Pg 17-18.
COHEN, Erik. A Phenomenology of Tourist Experiences. Disponível em < http://soc.sagepub.com/cgi/content/abstract/13/2/179>.Acessado
1 mai. 2009.
[1] Especialista
em Empreendedorismo no Turismo pela ENE/UFSC (1999); Bacharel em Turismo pela
Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH (1999); Coordenadora dos Cursos
de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Gestão de Eventos da ASSESC.
[2] Especialista
em Administração
Global pela Universidade Independente de Lisboa (2001);
Professor titular do Curso de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e consultor em
projetos de infra-estrutura turística.
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