segunda-feira, 30 de março de 2020

Marina do Mundo: Istambul.

Yachts Place, a nova marina para os superyachts do Mediterrâneo.

Istambul, desde 1453, muda a rota de navegação global, agora, em 2020, não é diferente. Agora está projetando a Marina Yachts Place, além de construir os "grandões", o turismo náutico e serviços ganharão mais força no mercado planejado pelo país para se tornar uma super potencial do turismo na Euroa e Ásia. o Mediterrâneo. 


Álvaro Ornelas*

Istambul é uma das cidades mais históricas, icônicas e visitadas do mundo. Abrangendo os continentes da Europa e Ásia, a localização da cidade ao longo da reta do Bósforo, ligando a região do Mediterrâneo ao mar Negro, posicionou-a como um importante centro de comércio impulsionado por operações marítimas por mais de dois mil anos.

Como resultado, a cidade tem um legado de longa data de construção naval e reparos localizados em estaleiros ao longo do estuário de águas calmas que alimentam o Bósforo, o chamado Corno de Ouro. Com o tempo, alguns dos estaleiros foram convertidos para uso pela Marinha da Turquia, embora o maior, Haliç Tersanesi, não esteja em uso há vinte e cinco anos.


O governo turco firmou um acordo com uma entidade de desenvolvimento do setor privado, o cliente do projeto, para desenvolver um importante distrito de uso misto dentro do recinto do estaleiro, ao mesmo tempo em que busca também reter e celebrar elementos legados de suas operações históricas. A área do distrito totaliza 31 hectares, com 2 quilômetros de frente de água.

Nossa empresa foi contratada para desenvolver um plano mestre visionário para este importante local à beira-mar no coração da cidade. O material nas páginas a seguir apresenta uma visão geral das análises, princípios, design urbano e ferramentas analíticas baseadas em dados desenvolvidas para o nosso cliente. É fornecido um link para um vídeo de três minutos que retrata o design geral com foco na experiência humana.

O projeto está avançando para o próximo estágio de desenvolvimento e o trabalho de preparação do local está em andamento. O cliente pretende desenvolver o estaleiro como uma série de sete subdistritos. O projeto detalhado para eles começará no outono de 2015, com a construção do primeiro subdistrito com início previsto para o verão de 2016. O cliente tem um cronograma de entrega agressivo, com conclusão prevista para cinco a sete anos.  

Cinco objetivos principais foram identificados pelo cliente para conduzir o projeto do Distrito do Estaleiro:
1) Crie um novo distrito no coração da cidade antiga: crie um destino global digno desta grande cidade turca e de seu povo; 

2) Crie um local acolhedor para os residentes e visitantes da cidade: crie um local onde as pessoas possam morar, trabalhar, fazer compras, aprender e se divertir;

3) Forneça uma orla pública para conectar pessoas, terra e mar: garanta acesso público ao longo de toda a extensão da orla;

4) Atraia 50 milhões de pessoas por ano: gere visitas com atrações importantes, festivais e eventos durante todo o ano; 

5) Equilibre os custos de desenvolvimento do local com a densidade urbana: encontre um equilíbrio entre o fornecimento de infraestrutura e a quantidade de desenvolvimento. 

Criando assim espaço para as pessoas viverem, conviverem e fazerem negócios em Istambul. 



Há mais futuro que passado no planejamento turístico da Turquia, em especial em Istambul. Desde 1453 mudando o rumo da navegação global. 

Suce$$o é o que desejo a amigos e parceiros sempre.

Ornelas. 

# ANCORA #ECONOMIAdoMAR #SmartSEA #EssenciaNAUTICA 
#ANCORAdaECONOMIAdoMAR #maisCONSERVAÇÃO #maisINCLSUSAOsocial #maisEMPREGO #maisNEGÓCIOS #FOCOnoMERCADO #AçõesCERTEIRAS #ResultadosCONSISTENTES

*Ornelas é um thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional  de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil), como consultora da OSN CONSULTORIA, também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA. É sócio em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Ministério do Turismo da Turquia, Tourism Planning For Turkey.  

FONTE:
Instituto ANCORA da ECONOMIA DO MAR do Brasil

European Narch  


IMAGENS:
European Narch

Escritório de Arquitetura: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture para a  Sembol Istanbul Akmerkez





Nenhum comentário:

Postar um comentário