sexta-feira, 10 de janeiro de 2020


O Urbanismo e a orla para as pessoas. 

Álvaro Ornelas*



Durante o Genova Boat Show (Salone Náutico de Gênova), nasceu um marco urbano dedicado ao espírito do mar. Estávamos participando do evento e ampliando o network para acelerar a Economia do Mar do Brasil.

A empresa Capoferri apresentou a "La Piazza del Vento", o novo landmark marco urbano desenhado pelo genial arquiteto Renzo Piano e projetado pela OBR, empresa do amigo Paolo Brescia e Tommaso Principi.

A intervenção representa também um legado do Salone Náutico à cidade e a região da Ligúria: uma instalação criada para um evento temporário que se torna um trabalho permanente, capaz de criar um espaço público para celebrar o ritual da urbanidade no mar. Aponta ainda cominhos para ampliar a cultura náutica de uma cidade de há 1.300 anos explora e descobre o mar e ainda em pleno Século XXI continua a integrar o mar ao elemento urbano.

O conta, constitui um "campo" de 57 árvores em madeira de cedro e aço branco com 12 metros de altura e entre elas com mortalhas têxteis sobre as quais flocos triangulares são infligidos.

No topo das árvores será instalado windex costurado com tecidos coloridos de spinnaker "chama" que dará evidência da direção e intensidade do vento.


A empresa Capoferri é parceria do Salone Náutico e forneceu o serviço em troca de espaço de publicidade, estande no evento e claro na indicação de sues serviços nos catálogos e missões empresarias da UCINA pelo mundo. Isto é uma entidade que APOIA , INTEGRA e PROMOVER NEGOCIOS ao "Polo Náutico Liguria".  Exemplo para as entidades náuticas do Brasil que não tem planejamento de longo prazo e são usadas para interesses e egos pessoal ao invés de promover a aceleração da Economia do Mar no Brasil, vejo mais latente em Santa Catarina estas atitudes.

Inspirado na experiência técnica e operacional, no planejamento executivo, técnico e industrial, busco tornar possível a criação de uma entidade que possa combinar todos estes elemento e quem sabe um dia, por meio da cooperação também criar uma obra tão ambiciosa quanto poética como a Piazza Del Vento de Gênova, na Riviera Italina, bem no coração da Ligúria.

Aos meus amigos e parceiros, desejo sempre,

Suce$$o! 

Ornelas. 

#ECONOMIAdoMAR #EssênciaNÁUTICA #SmartSEA 


*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil, desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  

** IMAGEM: Forcedidas pela assessoria de imprensa da UCINA, durante o 57ª Edição do Salone Náutico (21 a 26 de Setembro 2017. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário