segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Estação Náutica, certificação inédita na América Latina.

   
O mar que une Brasil e Uruguai. 



Álvaro Ornelas* 



A ANCORA** organizou o Projeto Estação Náutica no Brasil e Uruguai. É uma certificação com padrões internacionais de navegação e serviços.  

"As Estações Náuticas são, maioritariamente, destinos de costa e do turismo náutico. É uma excelente oportunidade para reorientar alguns destinos de sol e praia", falou o Phd Prof Lauro Barcelos do CCMAR de Rio Grande no RS.  

A certificação internacional - Estação Náutica, serve para agregar um conjunto de entidades locais e regionais identificadas com um território, envolvendo as administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas, portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, empresas de meio de hospedagem e restaurantes com serviços especiais, entre outros, devidamente organizados em rede e seguindo um protocolo de ação por todos validado, respeitando os critérios da certificação Estação Náutica.  

Uma Estação Náutica constitui assim uma plataforma de interação com o objetivo de promover a cooperação em um território com relevância náutica entre municípios, empresas de serviços náuticos e as empresas turísticas, entre o setor público e o setor privado.

Segundo a ANCORA, fundamentalmente constitue um modelo que apresenta um conjunto de virtualidades para as organizações dos atores locais na formatação de uma expeirência náutica criada como expeirência no mar e atenda as demandas globais em serviços e entretenimento. 

É também mais uma forma de promoção turística e apoio à comercialização da oferta turistica existente. 

Outra estratégia é incentivar universidades parceira na elobaração de dissertações e tese sobre a relevâcia de certificações internacionais segundo previsto no conceito SMART SEA que foi desenvolvido em 2013 e e usado como base do planejamento estatégico da ANCORA e as Certificação Estação Náutica será a forma realizar ações certeiras para resultados consistentes ao mercado da náutica Brasileira alinhadas com a náutica global.  

A estratégia impacta também como mais um esforço em garantir a continuidade de fluxo turistico o ano inteiro. Assim a Estação Náutica gerante a realização de eventos esportivos no mar ou rios. Outro aspecto imortante é que o mar atrai um aumento nos gastos por visitante porque os serviços e compra produtos náuticos envolvido pelo esporte náutico, mergulho ou a navegação. 

Ao certificar um território como ESTACAO NÁUTICA a rede mundial de operadores e prestaççoes de serviços de navegadores globais de yachts, superyachts a motor e também os grandões da vela. Eles terão vário pontos no Brasil e no Uruguai para suas viagens de circunavegação na "Rota Fim do Mundo". 

Os parceiros midiáticos da ANCORA para o projeto  se encontram na Inglaterra, Itália, França, Uruguai e Argentina, no Brasil , será lançada uma publicação especial para auxiliar no marketing e na expsansão da informação. 

O mar nos une, para o Verão 2021-2022 teremos duas estações em Santa Catarina, duas Estações no Rio Grande do Sul, uma no Paraná e duas no Mato Grosso. Já no Uruguai teremos três, nos principais pontos turísticos. Um novo website www.EstacaoNautica.com.br será lançado em Junho de 2021 para apresentação dos canditados. 

A essencia náutica das comunidade e a vontade de inovar e promover o turismo estão formatandos um NOVO MODELO totlamente alicerçado nas DEMANDA DE MERCADO (#FOCOnoMERCADO) e a construção de ações mais inteligentes para resultados consistentes ao mercado é a GRANDE META. 

Sucesso a todos amigos e parceiros! 

Álvaro Ornelas* 
Consultor 

* Ornelas é consultor de desenvolvimento territorial credenciado no SEBRAE e ICABAV.                                       É diretor do Tijucas Marine Center. Criador do conceito SMART SEA que deu origem ao POLO NAUTICO TIJUCAS e ao entendimento sobre o pepal economico do mar e dos rios. Trabalha junto a Prefeituras e Governos Estaduais na estruturação de Economia do Mar no Brasil. 

** ANCORA - Associação Náutica de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Mar do Brasil 
(website www.economiadomar.com.br ) 

*** FEDETON - European Federation of Nautical Tourism Destinations
(website  www. nautical-tourism.eu ) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário