A CIDADE HOSPITALEIRA
Cristine Fabbris, Esp.[1]
Álvaro Ornelas de Souza Neto, Esp.[2]
Planejamento, sensibilização e
infra-estrutura turística.
O que é
Hospitalidade?
Hospitalidade é
a prática em demonstrar acolhida, cordialidade, respeito e amizade para um
hóspede. Ela está presente em sua casa quando chega um visitante ou está em
ação no contato do hóspede em um hotel e em todos os momentos do
visitante/turista estiver na cidade. A hospitalidade é vivenciada a todo
instante no dia-a-dia de uma cidade: no banco, no restaurante ou mesmo em um
parque. A cada momento em que há uma relação de convívio, existem elementos da
hospitalidade presentes até mesmo em uma ligação telefônica. A hospitalidade
está alicerçada na educação e cordialidade de uma pessoa ou cidade.
“Pode-se pensar a hospitalidade em dois eixos: cultural e social.
O eixo cultural compreende: recepcionar ou receber pessoas; hospedar,
alimentar, entreter. O eixo social compreende as categorias: doméstica;
pública; comercial; virtual.” (DENCKER & BUENO, 2003, p.15-17)
“Tratar da arte de acolher e de hospedar é tratar da essência dos
negócios da Hotelaria e dos restaurantes da era moderna e, em grande parte, da
história da humanidade, já que, como pondera Seydoux, a história da hospitalidade
é a história dos homens, dos seus reencontros, dos seus diálogos e de tudo o
que eles criaram, no transcorrer dos séculos, para facilitar sua aproximação.
Ou, ainda, segundo Derrida, não existe nem cultura nem laços sociais sem o
princípio da hospitalid“Hospitalidade, do ponto de vista analítico-operacional,
pode ser definida como o ato humano, exercido em contexto doméstico, público ou
profissional, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas
temporariamente deslocadas de seu habitat”. (DENCKER & BUENO, 2003, p.19)
ade”. (CASTELLI, 2005, p.XII)
“O acolhimento hoteleiro, enfatiza Gouirand, além de
caracterizar-se como ato permanente, deve ser exercido por todos os
profissionais integrantes da empresa”. (CASTELLI, 2005, p.142)
“No contexto hoteleiro, mesmo os clientes habituais necessitam
novamente ser introduzidos ou acolhidos, quando da sua chegada”. (CASTELLI,
2005, p.146)
Hospitalidade
“A hospitalidade passou a representar, para muitos profissionais
da hotelaria moderna, a atenção dispensada às pessoas durante a sua estada no
hotel(...) Nesse caso, é preciso ter cuidado de não reduzi-la a um mero ato
mecânico”. (CASTELLI, 2005, p.183)
“... a substituição da designação hotelaria por hospitalidade não
pode ser decorativa nem mero impulso pela novidade ou em razão de dificuldades
lingüísticas” (DENCKER & BUENO, 2003, p. 8)
O que é Turismo?
Turismo é o ato
voluntário de sair de seu local de residência para conhecer e vivenciar
experiências diferenciadas do seu dia-a-dia. Também é uma atividade econômica
muito importante, pois gera inúmeras vagas de empregos diretos e indiretos,
gera impostos e renda para a população e qualifica a prestação de serviço
local. Socialmente falando, o turismo aproxima as pessoas e gera relações e laços
de hospitalidade entre o turista e o morador da localidade.
Culturalmente
falando, o turismo ajuda a preservar a cultura e a história de localidades,
proporcionando ao turista vivenciar experiências diferenciadas das vividas por
ele corriqueiramente.
Para que
tenhamos um conceito mais aprofundado do que é turismo, Vicente de Andrade
coloca que é “o conjunto de serviços que tem por objetivo o planejamento, a
promoção e a execução de viagens, e os serviços de recepção, hospedagem e
atendimento aos indivíduos e aos grupos, fora de suas residências habituais”.
E quem faz turismo é o que?
Turista! O turista é o agente da ação do turismo; é o
visitante temporário que permanece, pelo menos, vinte e quatro horas no local
visitado, cuja finalidade de viagem pode ser classificada por diversas
motivações tais como: participação em eventos, compras, lazer, saúde, conhecer
novos lugares e culturas, entre muitas outras motivações.
E quem é o excursionista?
É o visitante
que permanece no local visitado por menos de vinte e quatro horas. Interage com
a comunidade e os atrativos locais igualmente ao turista, mas não dorme na
localidade visitada.
E o que compõe a atividade turística?
A atividade
turística é composta por todos aos atrativos naturais, culturais e históricos
de uma localidade. Os hotéis, restaurantes, bares, shopping centres, casas
noturnas, aeroportos, rodoviárias, museus, locais históricos e o comércio em
geral também fazem parte desta atividade.
O que são os recursos turísticos?
São os atrativos
que formam a matéria-prima do “produto turístico”.
E o que são os atrativos turísticos?
São os atributos
naturais e culturais que uma localidade possui. Recentemente surge o conceito
dos atrativos artificiais, ou seja, os fabricados pelo homem como, por exemplo,
a Disneylândia.
E o que é o produto turístico?
É a somatórios
do atrativo turístico + os serviços turísticos/ ou facilidades + a
infra-estrutura básica + o conjunto de serviços urbanos de apoio ao turismo.
E os serviços turísticos são o que?
São os meios de
hospedagem, os serviços de alimentação, de entretenimento, de informações
turísticas e de agenciamento, os transportes turísticos, a locação de veículos
e embarcações, os espaços de eventos e empresas organizadoras de eventos.
Referencial
Bibliográfico
IGNARRA, Luiz
Renato. Fundamentos do Turismo. 2ª
Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003.
DIAS, Celia
Maria do Moraes (Org.). Hospitalidade:
reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002.
[1] Especialista
em Empreendedorismo no Turismo pela ENE/UFSC (1999); Bacharel em Turismo pela
Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH (1999); Coordenadora dos Cursos
de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Gestão de Eventos da ASSESC.
[2] Especialista
em Administração
Global pela Universidade Independente de Lisboa (2001);
Professor titular do Curso de Turismo e de Hotelaria da ASSESC e consultor em
projetos de infra-estrutura turística.
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