segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Mar, Arte e Negócios.


Mar, Arte e Negócios

Tive a honra de participar de um momento histórico e único - inauguração da Piazza Del Vento** no Centro de Exposições em Gênova. Na prática, uma obra de arte do extraordinário arquiteto italiano, Renzo Piano que aos 80 anos deixa mais um legado, na capital da Riviera Italiana. 

No turbilhão entre o Fórum UCINA, visita a expositores, reencontro de amigos, almoço com CEOs,  negócios e agito do maior evento náutico do Mediterrâneo - o Salone Náutico de Genova, um novidade - a arte encontra o mar. Uma obra que nos convida a uma parada para “sentir” o mar. Em Italiano sentir é ouvir. Um praça-arte dedicada ao espírito navegador de Gênova, da Ligúria, da Riviera Italiana. A obra é repleta de elementos sonoros com diferentes significados que procuram traduzir um pouco do cotidiano de uma cidade que vive e respira a economia do mar.



São 57 mastros iniciais que representam a 57a edição do maior salão náutico do Mediterrâneo.  As velas coloridas indicam que a cidade atrai a diversidade dos mais distantes ponto do mundo náutico. Os sinos traduzem a rota dos ventos e os balanços de madeira nos convida a relembrar momentos felizes onde o lúdico prevalecia. A arte inspirada no mar permite uma experiência muito particular que faz refletir de onde viemos e para onde vamos em nossa “rota” de vida, mas o caminho traçado fica mais leve quando vivemos e convivemos a beira-mar e, claro, em boas companhias para experiências memoráveis como a da Piazza Del Vento em Gênova.

Este valor gerado pelo mar  manifestado por meio da arte é sem dúvida também uma força motriz que ajudar impulsionar a navegação, gerar inovação, promover eventos, movimentar milhões e bilhões em recursos financeiros,  porque o mar, na prática, é o elemento que efetivamente une o planeta.

A Presidente da UCINA, Drª Carla de Maria , também CEO do estaleiro de superyachts San Lorenzo cortou a faixa ao lado do Arq. Renzo Piano (nascido na Ligúria). Estar ali, e depois almoçar à mesa com pessoas que me inspiraram e ensinam a cada momento a entender a Economia do Mar e continuar buscando novas oportunidades para o Brasil neste ambiente de inovação, de cooperação e principalmente de empreendedorismo "genovês" que descobre todos os dias, há 1.300 anos - o mar. 

Nesta edição a coluna Economia do Mar, convida a uma  reflexão para tornarmos o ano de 2019 em um ano novo, mas NOVO MESMO, o Brasil tem só 518 anos, somos jovens e temos meios e inteligência para acelerar a Economia do Mar em sinergia com mercado mais evoluídos. 

Que a inovação e o empreendedorismo "genovês" estejam  aliados com a resiliência  brasileira para superar dificuldades e transformar esta reflexão em alguma ação certeira para resultado consistente ao setor náutico do Brasil. 

Aos meus amigos e parceiros, desejo em 2019, mais,   


Suce$$o! 

Ornelas. 

#ECONOMIAdoMAR #EssenciaNAUTICA #SmartSEA 


*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil, desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  

** Agredeço a UCINA pelo convite, de visita ao Salone Náutico. 

*** Imagens fornecidas pela assessoria de comunicação da UCINA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário