segunda-feira, 9 de maio de 2016

FIMAR 2016: Brasil e Itália com foco na Economia do Mar


SANTA CATARINA: UM MAR DE OPORTUNIDADES

Com uma natureza privilegiada, Santa Catarina conta com um litoral que tem potencial real para ser fomentado pela ECONOMIA DO MAR, bem como lagos e rios navegáveis.




Secretário de Desenlvimento Economico de Santa Catarina, Sr Dr Carlos Chiodini
em visita ao estande de lançamento do Tijucas Marine Center, com o diretor Almir Ornelas (à esquerda) e o Secretário de Industria e Turismo de Tijucas, Sr Jean Nico Santos. 


Até pouco tempo o mar não era visto como potencial de crescimento e desenvolvimento econômico e hoje, ao final da segunda edição da FEIRA INTERNACIONAL DA ECONOMIA DO MAR – a FIMAR 2016, conseguiu-se mudar essa percepção e entendermos que o mar é nossa maior riqueza e grande potencial para efetivamente aumentarmos o PIB de Santa Catarina com a ajuda das empresas e parceria estratégias com as entidades italianas, pois o Estado de Santa Catarina é único que tem o acordo internacional com o Governo Italiano, por meio de viagens técnicas (bechmarking) e observação do mercado náutico italiano, podemos afirmar, após o final da FIMAR 2016, que há mais oportunidades de aumento da competitividade náutica catarinense. A continuação disto tudo exposto poderemos continuar a fomentar uma grande estratégia de competitividade da indústria catarinense (que é líder da náutica no Brasil) por meio do desenvolvimento da ECONOMIA DO MAR (indústria + comercio + serviços + turismo náutico). 



Um grande diferencial que temos é a nossa sociedade civil organizada por meio do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (GTT NAUTICO SC), inserido na estrutura do Governo Estadual, que conta com 22 prefeituras – e que tem se esforçado nos últimos anos para chamar a atenção da sociedade catarinense para a ECONOMIA DO MAR aliado ao apoio de parceiro internacionais, a 2ª FIMAR 2016 foi realizada pela Agency Trade Italia (ICE) em parceria com a Associação Nacional da Pesca Italiana (FEDERPESCA) a Confederação Náutica da Itália (UCINA) e a Associação da Náutica Italiana ( ASSONAUTICA), na 2ª Edição da FIMAR, foi melhorada o layout e a programação de conteúdo foi ampliada com a assessoria da empresa OSN CONSUTORIA por meio do Consultor Álvaro Ornelas que foi o responsável.


Programação organizada e operacionalizada pela OSN CONSULTORIA 
por meio do seu Diretor Álvaro Ornelas que também 
é o Coordenador do GTT NAUTICO SC no Estado.

A FIMAR 2016, ajudou Santa Catarina a avançar, de forma tática e estratégica, para manter-se competitiva no cenário mesmo com a situação econômica que o Brasil enfrenta.

O Estado tem agora mais oportunidade e resultados consistentes ao mercado da Economia do Mar, onde o comércio, a indústria, os serviços e turismo náutico poderão ser dinamizados de agora em dia



Apresentada na FIMAR, a logo marca do Pólo Náutico Tijucas, que foi idealizado e organizado pelo Consultor Alvaro Ornelas em parceria com o SEBRAE SC e a Prefeitura de Tijucas (SC). 





AO FINAL DA FIMAR 2016

Acordo de Cooperação Técnica, acordo assinados entre o governo italiano, através do Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano, Ucina e o Governo de Santa Catarina.

A Feira foi organizada pelo ICE-ITA em parceria com a UCINA a ASSONAUTICA com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina além da Associação de Garagens Náutica do Estado.

A segunda edição foi realizada na cidade de Itajaí em Santa Catarina, no período de 4 – 7 de maio de 2016 no Centro de Eventos e na Marina Itajaí.

 




PROGRAMAÇÃO:

DIA 01, terça-feira: 3 de maio de 2016.

Chegada da delegação Italiana composta por 13 membros, destes, representaram 51 empresas e 3 entidades governamentais, os quais foram  devidamente recebidos no aeroporto de Florianópolis e conduzidos a para Itajaí, no período da manhã.

No período da tarde, teve início à serie de visitas técnicas programadas pela FIMAR, a primeira foi à cidade de Porto Belo / SC. A visita teve o objetivo de apresentar o potencial náutico e turístico da cidade de Porto Belo, em especial os projetos que serão implantados com apoio do GTT NAUTICO SC (Grupo Técnico do Turismo Náutico SC) com assessoria do Consultor em Turismo, Álvaro Ornelas da empresas OSN CONSULTORIA, responsável pela agendamento e visitar técnicas em parceria com as Prefeituras e do SEBRAE de Santa Catarina.

A cidade tem um porto turístico de cruzeiros, e três (3) projetos de marinas para embarcação de lazer para serem implantados nos próximos dez (10) meses na cidade Porto Belo. Ao final a delegação pode ver e perceber que quando se tem um foco a Santa Catarina, em especial Porto Belo, pode dar resultados práticos e muitos significativos ao mercado da náutica em especial com a tecnologia e know-how italiano aqui em Porto Belo. 

A Delegação foi acolhida pelo Prefeito Sr. Evaldo José Guerreiro Filho e pelo Presidente da Fundação Municipal de Turismo, Sr. Cláudio Souza.  


Entrada do Centro de Eventos em Itajaí - SC 

DIA 02, quarta-feira: 4 de maio de 2016.

Com a presença de 3 secretários de estado, dois deputados estaduais, 3 prefeitos municipais (Tijucas, Porto Belo e Itajaí), além da presença do Honorável Deputado Italiano Fabio Porta, foi realizada a inauguração da feira, com a presença de toda imprensa local, expositores, autoridades locais e convidados.  


DIA 03, quinta-feira: 5 de maio de 2016:

Abertura do Seminário

Introdução e saudações:

On.le Fabio Porta                                    Representante Governo Italiano
Dr. Carlo Capria                                       Presidência do Conselho de Ministros
Dra. Erica Di Giovancarlo                       Diretora para o Brasil ICE Agência
Sr Carlos Chiodini                          -           Secretário de Desenvolvimento de SC

Seminário 1: Portos -  tecnologia, logística e inovação

O seminário teve como objetivo reunir ‘cases’ de sucesso e soluções para as principais demandas de operação portuária. Compreendeu temas como novas tecnologias e novas práticas de logística, promovendo o diálogo sobre diferentes experiências e sobre a complexidade portuária. Santa Catarina sendo um estado que contempla cinco portos com finalidades distintas, possui uma grande demanda por inovação portuária.

Palestrantes:
Dr. Osmari de Castilho Ribas       –          Presidente da PORTONAVE
Eng. Marco Pittori                                    Diretor Geral da INTERPROGETTI
Dr. Andrea Giannotti                               Diretor de Operações da RAM
Eng. Marco Ghetti                                    Diretor da UMPI

Debatedor: 
Consultor – Álvaro Ornelas – da OSN CONSULTORIA e Coordenador do GTT NAUTICO SC.

Seminário 2: O futuro do mercado de cruzeiros no Brasil


O seminário tem como objetivo reunir representantes da indústria de cruzeiros do Brasil e da Itália para debater as principais demandas e oportunidades do segmento de cruzeiros, que poderão beneficiar a Economia do Mar do Brasil em um breve período de tempo, por meio da ampliação da atividade de cruzeiros no sul do Brasil.

Palestrantes:
Dr. Valdir Walendowski                           Presidente da SANTUR
Dr. André Rodrigues                                Presidente da BC PORT
Dr. Evaldo Guerreiro                                Prefeito de PORTO BELO

Debatedor:  Prof. Athos Henrique Teixeira – Professor Responsável pela ACATUR – Agência Acadêmica do Curso de Turismo e Hotelaria da UNIVALI.

Seminário 3: Turismo e Sustentabilidade da Economia do Mar


O seminário visou promover ações relevantes para a sustentabilidade plena, ou seja, promover mais negócios, conservar o meio ambiente e gerar inclusão social por meio de geração de emprego e renda. Teve como foco a promoção daqueles atrativos brasileiros que estão prontos para atender o mercado internacional.

Palestrantes:
Deputado Gean Loureiro - Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Dr. Matteo Dusconi           - Secretário Geral da  ASSONAUTICA
Fernando Willrich              - Vice Presidente de Turismo da  FECOMERCIO
Sergio Mello                                    - Diretor de Negócios da FGV – RIO

Debatedor: Consultor Álvaro Ornelas, da empresas OSN CONSULTORIA e Coordenador do GTT NAUTICO SC.

Início dos encontros bilaterais (B2B):
Os encontros B2B foram realizados como previstos, sendo que superaram em mais de 3 vezes o número da edição anterior (2015). Ao todos foram 364 encontros realizados para um total de 45  empresas inscritas para as rodadas de negócios.


AZIMUT a força da indústria náutica que acredita no Brasil e em Santa Catarina. 
Presente em 170 países do mundo e com fábricas na Itália e no Brasil. 

Terceiros maior grupo náutico do Planeta, acredita no potencial náutica do Brasil. 



SITES CONSULTADOS: :

OSN CONSULTORIA - www.OSNCONSULTORIA.com.br

GTT NAUTICO SC - http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12186-gtt-n%C3%A1utico-se-re%C3%BAne-em-florian%C3%B3polis.html

FONTE:

Assessoria de Comunicação da FIMAR - FÁBRICA COMUNICAÇÃO - http://fabricacom.com.br/fimar-traz-o-melhor-da-industria-nautica-internacional-para-sc/

Agência de Organização da FIMAR - BRAZIL PLANET - https://www.fimaritaliabrasile.it/it/2016/06/06/calabria-domenico-presidente-brazil-planet/

IMAGENS/VIDEOS:

OSN CONSULTORIA
FABRICA COMUNICAÇÃO
SECRETARIA DE DES ECONOMICO DE SANTA CATARINA
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
MARINA ITAJAÍ
PROGRAMA MUNDO MER



Nenhum comentário:

Postar um comentário