Álvaro ORNELAS*
As pessoas com deficiência agora podem descobrir facilmente se podem ter acesso às praias, marinas ou operadores de turismo de barco com a Certificação Internacional por meio do website Wheelmap.org.
Turismo Adaptado - Acessibilidade plena em Cabo Frio RJ
O Wheelmap é um mapa on-line gratuito para encontrar e classificar lugares acessíveis a cadeiras de rodas em todo o mundo. O projeto é dirigido pela organização sem fins lucrativos "Sozialhelden", uma organização de direitos dos deficientes sediada em Berlim. A parceria da Bandeira Azul com o Wheelmap.org é um passo à frente para melhorar a facilidade de acesso da costa e fornecer informações sobre instalações acessíveis a cadeiras de rodas. As listagens da Bandeira Azul no Wheelmap contêm um link direto para o site blueflag.global , para que os usuários também possam se beneficiar de todas as informações detalhadas que são fornecidas lá.
COMO FUNCIONA?
O Wheelmap classifica a acessibilidade de cadeiras de rodas a locais públicos, como transporte público, restaurantes, playgrounds e sites de turismo em todo o mundo, usando um sistema de semáforo inteligente. As cores verde, amarelo e vermelho indicam se um local é totalmente, parcialmente ou não acessível para cadeira de rodas.
Como todos podem atualizar facilmente a classificação de um site usando seu aplicativo ou aplicativo da Web, o Wheelmap ajuda a aumentar a disponibilidade de informações de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Os sites da Bandeira Azul agora se tornaram parte de uma coleção de quase 1 milhão de locais públicos avaliados pela comunidade Wheelmap e informações adicionais sobre outros 500.000 locais fornecidos por dezenas de organizações parceiras. Um exemplo de operador de barco acessível da Bandeira Azul, conforme listado no Wheelmap, pode ser encontrado aqui.
"Estamos muito satisfeitos por nossos dois projetos, que promovem turismo sustentável e eqüitativo de maneiras muito diferentes, uniram forças. Estamos trabalhando juntos para tornar as informações de acessibilidade facilmente disponíveis para milhões de pessoas com problemas de mobilidade que desejam aproveitar a costa e tudo o que ela tem a oferecer." falou Svenja Heinecke, Gerente da Comunidade Wheelmap
Com mais de 4.500 sites premiados em 45 países em todo o mundo, incluindo o Brasil, com 9 Praias certificados, a Bandeira Azul desempenha um papel fundamental na divulgação de iniciativas inclusivas no setor de turismo costeiro.
O intuito é dar acesso as informações da qualidade da acessibilidade disponível em cada orla.
O real desejo é que TODOS CIDADÃO tenham acesso plena em onde habitam ou visitam, cabe as prefeituras a melhorarem todos os aspectos da acessibilidade à orla para as pessoas.
Em Cabo Frio no Rio de Janeiro há empenho maior para este objetivo o Instituto Somar de Turismo Adaptado para prestar soluções para empresas e prefeituras com a qualidade internacional. A diretora Paloma Arias, trabalhou por 30 anos na Bandeira Azul da Espanha e Europa, e hoje é referência para a ampliação da educação sócio ambiental nas orlas do Brasil.
Acessibilidade, compromisso de todos !!
Faça o bem, doe para ajudar esta causa:
Banco Itaú Agência 8598 Cont 49.644-2 CNPJ 31.632.411/0001-23
Suce$$o a todos amigos e parceiros,
Ornelas
#Vela #BrasilNAUTICO #EsportesNAUTICO #SmartSEA #ECONOMIAdoMAR #maisCONSERVAÇÃO #maisINTELIGENCIA #menosVAIDADES #maisMERCADO #EDUentretenimento
*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Náutica de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.
FONTE:
Instituto Somar de Turismo Adaptado
Blue Flag Global, setembro de 2019
FOTO/IMAGEM:
Instituto Somar - Turismo Adaptado
Nenhum comentário:
Postar um comentário