sexta-feira, 22 de agosto de 2014

1º Simpósio Catarinense Sobre Estruturas de Apoio Náutico.

Turismo, Cultura e Esporte, reunindo os interessados na indústria do turismo náutico em Santa Catarina, além de representantes da Secretaria de Estado e de Prefeituras. O evento organizado pelo SEBRAE e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, foi conduzido pelo Coordenador do GT Náutico, Álvaro Ornelas.




O objetivo foi sensibilizar e apresentar aos participantes a cadeia produtiva do Turismo Náutico, o potencial mercadológico do setor e as demandas reais de infraestrutura náutica que necessitam de apoio político-financeiro, conforme o documento referencial – Análise do Turismo Náutico Catarinense 2014-2016, que será entregue para as autoridades do setor. A programação iniciou pela manhã com os painéis sobre as Diretrizes Estratégicas e Ações de Mercado e o Impacto Econômico da Cadeia Produtiva do Turismo Náutico. No período da tarde continuou com a Apresentação de Projetos ou Propostas Náuticas dos municípios.

A ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos foi a única do interior do Estado que apresentou projeto que mantém em parceria com o CISAMA – Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, que trata da Estruturação de Obra de Infraestrutura na Orla Fluvial no reservatório da Barra Grande, no Rio Pelotas, no valor R$ 846.153,00, para implantação de sete píeres flutuantes e cinco rampas para retirada e colocação de embarcações no lago do rio Pelotas. 


 



Os recursos foram obtidos por Emenda Parlamentar do Deputado Onofre Agostini no Ministério do Turismo e sua aplicação prevê a instalação de píeres flutuantes e rampas para estruturação de equipamentos náuticos e de lazer nos oito municípios da Região da ADREL. Também Foram apresentados projetos de Porto Belo, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário do Rincão, Imbituba, Florianópolis.

A participação da ADREL por meio de seu secretário executivo César Lavoura no evento em Florianópolis, assegurou a inclusão da região dos lagos no documento sobre as demandas náuticas catarinense nos próximos anos. 

A ADREL foi convidada a participar no GT Náutico de SC e agendaram visita para conhecer a região. O prefeito de Capão Alto Luiz Carlos de Freitas é o atual presidente da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos, tendo como vice presidente o Prefeito de Bom Jesus Frederico Arcari Becker. A ADREL conta com o apoio da AMURES e da AMUCSER e reúne oito dos municípios lindeiros do reservatório da Barra Grande.





Fotos e Texto: Assessoria de Comunicação da ADREL, Cèsar Lavoura. 


22.08.2014
1º Simpósio  Catarinense Sobre Estruturas de Apoio Náutico.
O evento organizado pelo SEBRAE e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, foi conduzido pelo Coordenador do GT Náutico, Álvaro Ornelas.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Uma imagem, melhor que 1.000 palavras.

Ações Certeiras para Resultados Consistentes na Conservação da Orla


Álvaro Ornelas* 


Participei da organização e das primeiras edições de uma das ações mais geniais: limpar as orlas e o mar de Santa Catarina, antes do vídeo da tartaruga aparecer na mídia já havia um grupo de pessoas realmente interessadas em despertar "o melhor uso" de nossas orlas.



Esta fantástica iniciativa nasceu da empresa ACQUANAUTA FLORIPA escola de mergulho, dos empresários  Álvaro Almeida e Sandro Poty, que, em conjunto com o IAR, e Associação de Garagens Náuticas de Santa Catarina com o apoio da Capitania dos Portos, do SEBRAE SC, do Secretaria de Turismo de SC e do GTT NAUTICO SC, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, Bombeiro, Comcap, da empresa Campanhia da Praia e da ONG FLORIPA AMANHÃ organizaram uma metodologia simples, colaborativa, inclusiva que expressa uma real demanda por mudança de atitudes. 

Logo nas primeiras edições foram achados e removidos do mar e da orla muitos resíduos. Na Ilha do Arvoredo (REBIO do Brasil) muito lixo e redes de pesca, na Ilha do Francês até TV descartadas. Em cada praia, mais lixo resultado da forma como nós cuidamos do nosso mar - tiramos nota ZERO nos quesito! 

  Ilha do Arvoredo - Sábado 2 de agosto de 2014 | Foto: José H H Mendonça

Foram tantos resíduos logo organizarei uma exposição em conjunto com a ONG LIXO ZERO uma exposição no Shopping Floripa, todos serão convidados.  Aguardem! 

A sensacional iniciativa deve servir de referência e pioneirismo para ações certeiras com resultados consistentes na conservação ambiental e certificação internacional de nossas Praias e todas as orlas. 

Sucesso a todos amigos e parceiros, 

Ornelas. 

ORNELAS é consultor do SEBREA SC no projeto náutico de turismo e indústria, é Coordenador do GTT NAUTICO SC e voluntário na Associação de Garagens Náuticas de SC. E é o idealizador do conceito SMART SEA que deu origem ao POLO NAUTICO TIJUCAS. 

Fontes: 
Revista Boating Shopping:  https://www.boatshopping.com.br/mercado/meio-ambiente/limpeza-dos-mares-coleta-500-quilos/
RBS on-line: http://wp.clicrbs.com.br/visor/2014/08/04/limpeza-dos-mares-retira-500kg-de-lixo-no-entorno-da-ilha-do-frances/?topo=67,2,18,,,77

Faça mergulho com a ACQUANAUTA FLORIPA
Ligue e agende: www.acquanautafloripa.com.br