sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Smart Sea: Salão Náutico de Gênova: Visão Europeia Positiva, olhos voltados para o Brasil.

 

Salão Náutico de Gênova: Visão Europeia Positiva, olhos voltados para o Brasil

Apesar do balanço extremamente positivo e dos números recordes da 65ª edição do Salão Náutico Internacional de Gênova, o evento também serviu de palco para análises estratégicas sobre a Economia Azul global.




Nesse contexto, a ANCORA (Associação Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia Azul) fez uma leitura positiva do mercado náutico europeu, reconhecendo sua consolidação, inovação e o sucesso comprovado por eventos como o de Gênova.

                                                

No entanto, o think-tank da Economia do Mar, sob a análise de Ornelas, apontou que as maiores oportunidades de crescimento e desenvolvimento não estão mais no saturado mercado europeu, mas sim no Brasil.

A análise sugere que, embora a Europa mantenha sua liderança em know-how e infraestrutura de eventos, o mercado brasileiro, com sua imensa costa, rios navegáveis e crescente interesse por lazer náutico, apresenta um potencial de expansão significativamente maior e menos explorado. Essa perspectiva alinha-se ao clamor do Presidente Piero Formenti, da Confindustria Nautica, por mais apoio e infraestrutura do país, reconhecendo a necessidade de fortalecer a visibilidade da indústria italiana em novos mercados como o brasileiro.

Um dos pontos altos do evento foi a rica programação de conferências, incluindo o Forum25, patrocinado pela Comissão Europeia, que reuniu especialistas e líderes para discutir o futuro do setor.


Referências

Conversa exclusiva, da Revista Mar Catarina com o Presidente Piero Formenti. 

Revista Marina Industry, setembro 2025. 

Imagens:

ASCOM - Salão Nautico de Genova, 2025.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário