segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Smart sea: Ordem para Orlas do Brasil

 XI Conferências sobre Turismo, Ordenamento para a economia do mar e tecnologia aplicada. 

Por Alvaro Ornelas. 



O evento Boat Show 2025, recebeu a 11ª Conferência Nacional de Turismo Costeiro e Marítimo, organizada pela Federação Italiana de Turismo, Associação de Marinas e Associação da Indústria Marítima.

Destaque Internacional: O Consultor Internacional e think tank idealizador do Smart Sea, Álvaro Ornelas, esteve presente, representando a ANCORA (Associação Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia Azul) na conferência. Sua participação sublinhou a relevância dos temas de ordenamento costeiro e a crescente interconexão entre os mercados náuticos europeu e global, como evidenciado pela análise prévia sobre as oportunidades no Brasil.

O painel contou com a presença de Piero Formenti (Presidente da Associação Italiana da Indústria Marítima), do Deputado Gimmi Cangiano (Presidente do Intergrupo Parlamentar sobre a Indústria Náutica), Roberto Perocchio (Presidente da Assomarinas) e outras autoridades.

Marinas em Expansão, Regulação em Atraso

Dados da pesquisa conduzida pela Assomarinas e pela Federação Italiana de Turismo confirmaram uma tendência positiva pelo quinto ano consecutivo. Após o período de COVID-19, a busca por experiências ao ar livre impulsionou o turismo náutico.

  • Crescimento: As marinas foram beneficiadas pelo bom desempenho do mercado de usados, pelo aumento nas frotas de barcos e iates para aluguel (chartering) e pelo crescimento da frota internacional de superiates (cerca de 2.000 unidades com mais de 30 metros visitam as costas italianas, especialmente Ligúria, Sardenha do Norte e Golfo de Nápoles).

  • Investimento: As marinas estão investindo significativamente para se adaptar aos novos tamanhos de embarcações, e as previsões de crescimento se mantêm positivas até 2026.

  • Obstáculo Crítico: O ponto crucial levantado foi a urgente necessidade de atualizar os regulamentos e reformar o Decreto Presidencial n. 509 de 1997. Novas regras são essenciais para conferências de serviços, para o reajuste de concessões e para um enquadramento fiscal mais competitivo.

Para fortalecer a oferta italiana, a Associação Italiana da Indústria Marítima e a Assomarinas anunciaram que sediarão a próxima Conferência Mundial de Marinas da ICOMIA (Conselho Internacional de Associações da Indústria Marítima) em Veneza, de 15 a 17 de Outubro.

Fortalecimento do Cluster Marítimo Italiano

O dia foi marcado por duas ações de cooperação e estratégia nacional:

  1. Acordo de Cooperação Indústria-Agenciamento: Foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Associação Italiana da Indústria Marítima e a Federagenti (Associação de Agentes Marítimos). O acordo, assinado pelos presidentes Piero Formenti e Paolo Pessina, estabelece um diálogo permanente para o compartilhamento de dados setoriais, organização conjunta de eventos e consulta sobre atividades de advocacy para promover a economia azul.

  2. Reunião do Grupo Técnico da Confederação Geral da Indústria (Confindustria): O Grupo Técnico para a Economia do Mar, liderado por Mario Zanetti, se reuniu no Salão Náutico. O objetivo central é confrontar as instituições para definir a estratégia nacional focada em três pilares: Infraestrutura e Portos, Transportadoras e Frotas, e Competências.

  • Anúncio Chave: Foi anunciada a criação do Comitê Científico sobre a Economia do Mar da Confindustria, um órgão permanente que apoiará a definição rigorosa de estratégias, monitorando o impacto das políticas e promovendo o diálogo entre empresas, instituições e o mundo acadêmico.

  • Eventos Regionais: Também foi anunciado o primeiro evento nacional “Ligúria e Gênova, Capital da Economia do Mar 2026” (16 e 17 de abril de 2026), que se tornará um evento anual para a cadeia de suprimentos azul.

Tecnologia e Sustentabilidade em Foco

O calendário de conferências da tarde abordou temas de ponta para o futuro da náutica:

  • Inovação e Sustentabilidade: A conferência “Traçando um curso para a Náutica com Emissão Zero: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade” destacou pesquisas de universidades italianas e da Fincantieri.

  • Digitalização e IA: Outros painéis exploraram o uso de Inteligência Artificial (IA) no design e gestão de barcos, além da conferência “Navegando na Mudança: Do Vento à Nuvem”, focada em tecnologia e futuro, organizada pelas Fundações Ansaldo e Leonardo.

  • Tributação e Competitividade: Uma conferência técnica discutiu a Reforma Tributária e a Competitividade no setor náutico, analisando temas como fraude de IVA, territorialidade de serviços e a evolução do leasing náutico após a reforma de 2020.

O dia encerrou com a apresentação do Troféu 151 Miglia Cetilar 2026, uma regata offshore, e o lançamento do livro de Antonio Caprarica na VIP Lounge.



Fonte:

ASCOM Ganova Boat Show. 

Imagem:

Revista Boat Industry, em co-work com a Revista Mar Catarina, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário