INFRAESTRUTURAS
DE APOIO NÁUTICO: A NOVA FASE DO TURISMO NÁUTICO BRASIL
Álvaro
Ornelas*
O turismo
náutico em Santa Catarina tem grande potencial de desenvolvimento tanto no
interior, como em toda a extensão do litoral. Para trabalhar em iniciativas e
ações de fomento ao setor, desde 2013 a o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico
de Santa Catarina (GTT NAUTICO SC), ligado ao Governo de Santa Catarina tem
tido algumas ações desenvolvidas com foco neste relevante segmento turístico
que até então estava esquecido pelos catarinenses. Agora em 2015, os resultados
começam a surgir e o estado mostra seu espírito empreendedor na busca por novas
oportunidades de negócio dentro da Economia do Mar.
O ano de
2015 vem sendo muito produtivo, já que Santa Catarina está ganhando novas
estruturas. Também estão sendo criados novos projetos, porém ainda estão na
gaveta em busca de investidores. Como resultados dos esforços da iniciativa
privada, sociedade civil organizada e poder público, celebra-se a chegada da
maior marina do Brasil – a Marina Itajaí - além da construção de uma nova
marina nos molhes de Balneário Camboriú e o Edital para a construção da Marina
de Porto Belo que está em fase final. Só estes projetos já seriam suficientes
para que o estado saísse do zero. Porém, ainda há mais trabalhos em andamento:
uma marina na capital, outra em São José. Já se sabe que em Itapema há previsão
de duas marinas e em Bombinhas mais uma ideia está em formação. Também há
propostas para a reforma de trapiches em Governador Celso Ramos e a criação do
maior pólo náutico de serviço na cidade de Tijucas.
Em Tijucas, vale uma observação:
engana-se quem acha que Tijucas não é náutica! O município tem um plano diretor
organizado e uma série de incentivos fiscais municipais que estão atraindo
empresas do setor para compor um mosaico de serviços. Assim, novos projetos e
propostas estão em andamento para que Santa Catarina brilhe também no Turismo
Náutico.
É
importante destacar que estas estruturas de apoio náutico são fundamentais para
alavancar toda a cadeia produtiva da Economia do Mar que engloba a indústria
(estaleiros, construção naval), o comércio (manutenção) e o Turismo Náutico
(diversos serviços). Como resultado prático, o estado poderá, a partir de 2016,
se inserir com mais competitividade no segmento náutico de charters náuticos
e terá estrutura para atender os super-yachts (embarcações
com mais de 100 pés), que não encontravam estrutura de serviço adequada aqui”.
Ainda em outubro de 2015, o GTT NAUTICO SC em parceria entidades e as Prefeituras
de Blumenau, Itajaí, Gaspar e Ilhota, estarão iniciando a construção do
primeiro roteiro náutico fluvial do Brasil, ligando as estruturas de apoio
náutico de Itajaí à Blumenau.
A inspiração para “novo produto turístico” de
Santa Catarina veio quando fizemos uma vista técnica à Franca, e conhecemos
famoso Canal Du Midi, um atrativo náutico que atrair consumidores highend para França, e pensamos em
iniciarmos esta proposta para o Turismo Náutico Catarinense já no início de
2016. A competitividade do turismo
catarinense está na capacidade de olharmos o mercado global e colocarmos
ações mais certeiras com resultados consistente. Para isto se faz necessário
que a sociedade esteja ciente do potencial e dos resultados que o estado perde
a cada ano que não dá condições para investimentos em infraestuturas de apoio
náutico, nossa demanda vai simples rampas de acesso em nossa orla à novos
terminais de cruzeiros em Porto Belo, Itajaí e São Francisco do Sul. Há um
volume grande volume de trabalho previsto para os próximos quatro anos, porém,
a cada ano, temos realizados etapas factíveis e relevantes para o aumento da
competitividade náutica de toda a cadeia produtiva da Economia do Mar, mas se
faz necessário mais união e cooperação entre governo estadual, municípios,
sociedade civil organizada e iniciativa privada, para conseguirmos dar
segurança jurídica e técnica e assim atrair novos investimentos privados.
Queremos uma economia sustentável de forma plena, ou seja, viável
financeiramente, ambientalmente conservada e gerando inclusão social por meio
de emprego e renda. Há um novo horizonte e uma excelente alternativa para o
estado.
Esperamos que todos apoiem a iniciativa de,
definitivamente, incentivar o desenvolvimento econômico do maior passivo econômico
de Santa Catarina – sua essência náutica!
Suce$$o a todos amigos e parceiros,
Ornelas*
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*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.
*OSN CONSULTORIA é coordenada por Álvaro Ornelas , consultor em Gestão
Estratégica com MBA em Administração Global pela Universidade Independente de
Lisboa. Atua como Coordenador do Grupo Náutico de Santa Catarina (GTT NAUTICO
SC) e trabalha com projetos de desenvolvimento econômico no Mato Grosso, Rio de
Janeiro e Pernambuco. É consultor credenciado do Instituto Marca Brasil e do
SEBRAE nos estados de SC, RJ, MT, PE e RS.
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