terça-feira, 22 de março de 2022

SMART SEA: Palhoça decide conservar seu Manguezal.

 Instituto Ambiental Palhoça Menos Lixo lança projeto Mangue Legal



Iniciativa visa promover ações para conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre as áreas de mangue do município de Palhoça

 

Na segunda-feira (21 MAR 2022), o Instituto Ambiental Palhoça Menos Lixo lançou o projeto Mangue Legal, uma iniciativa que visa promover ações para conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre as áreas de mangue do município de Palhoça.

O encontro foi às 20h30, na sede do Rotary Club de Palhoça, no Centro.

A reunião de apresentação contou com a participação de diversas instituições do setor público, privado e terceiro setor, além de movimentos sociais palhocenses. Entre eles, destacam-se Diretores de empresas parcerias, presidentes de ONGs que apoiam o movimento do ambientalista Leo Quint que articula a comunidade para o enfrentamento dos problemas sócios ambientais que Palhoça vive atualmente. Estiveram presenta a Polícia Militar Ambiental. No total, pouco mais de 30 pessoas estiveram presentes na reunião.

Além da apresentação, o encontro foi o ponto de partida do Projeto Mangue Legal, realizado através da parceria entre o Instituto Ambiental Palhoça Menos Lixo e a Associação de Pescadores da Ponte do Imaruim. 

Segundo a organização, o Projeto Mangue Legal deve resultar em ações de conscientização “sobre esse ecossistema, que é o mais produtivo do planeta”. “Contribui para a biodiversidade de relevância mundial, assegura a integridade ambiental da faixa costeira e é responsável pelo fornecimento dos recursos e serviços ambientais que sustentam atividades econômicas”, diz, em nota.

Ainda de acordo com texto do Instituto Ambiental Palhoça Menos Lixo, tais medidas são importantes pois “os manguezais no Brasil são vulneráveis a uma série de ameaças, tais como a perda e fragmentação da cobertura vegetal, a deterioração da qualidade dos habitats aquáticos, devido, sobretudo à poluição e a mudanças na hidrodinâmica, o que tem promovido a diminuição na oferta de recursos dos quais muitas comunidades tradicionais e setores dependem diretamente para sobreviver”.

A organização também reforça que o Projeto Mangue Legal tem como objetivo trazer o bioma do mangue para o centro do debate. “Ninguém preserva o que não conhece”, aponta.

Então, com ações informativas, a iniciativa deverá apresentar à população palhocense curiosidades sobre a importância dos mangues; o que eles têm a ver com a história do município; qual o tamanho dos mangues localizados em Palhoça; e muitos outros dados. 

Informações complementares, bem como a programação futura do projeto Mangue Legal, podem ser consultadas no perfil do Instituto Ambiental Palhoça

Menos Lixo no Instagram: @palhocamenoslixo.

 

 

Imagem: Jornal Palhocense Digital

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Ambiental Palhoça Menos Lixo

Disponível em https://www.palhocense.com.br/noticias/instituto-ambiental-palhoca-menos-lixo-lanca-projeto-mangue-legal

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário