Tijucas em Santa Catarina, é o primeiro município do Brasil a
iniciar ações com sobre a Economia do Mar com base no conceito SMART SEA.
Este
relato serve de memórias para todas as empresas, parceiros e investidores do
TIJUCAS MARINA CENTER e para a compreensão da ampla estratégia desenhada pelo
consultor Álvaro Ornelas da empresa OSN CONSULTORIA para acelerar o passivo
econômico que as orlas de rios e do mar representam na região metropolitana da
capital de Santa Catarina.
Foi
a partir da observação das dificuldades que a gestão pública municipal (1) e os empresários donos de garagens náuticas enfrentavam
para poderem investir em seus negócios, três perguntas foram estruturadas na
mente do consultor Álvaro Ornelas:
1)
Qual
o motivo principal dos municípios da Grande Florianópolis (e da também da
capital) não terem marinas e boas estruturas de apoio à náutica de lazer?
2)
Qual
o motivo dos estaleiros de pequenas e médias embarcações de lazer nos municípios de Palhoça e Biguaçu estarem
instalados longe do acesso a água?
3) Quais
seriam os melhores cases globais para acelerar a inovação na náutica de Santa
Catarina?
A
resposta a estas perguntas foram organizadas anos mais tarde, em 2013, com a
estruturação do Conceito Smart Sea® (Figura 1), uma proposta metodológica para acelerar o potencial
econômico existe nas orlas dos rios e do mar nos municípios da Grande
Florianópolis desenvolvida pela empresa OSN CONSULTORIA de propriedade do
consultor Álvaro Ornelas. .
Neste
mesmo ano, o projeto desenhado pela OSN CONSULTORIA para o Instituto Marca
Brasil, ganhou em Istambul na Turquia, o Prêmio Ulysses (2) da Organização Mundial de Turismo, reconhecendo a
metodologia Tour da Experiência® como a estratégia de inovação para aceleração
do fluxo turístico na Serra Imperial (no estado do Rio Janeiro).
Assim
nasceu a ideia de implantar um grande pólo náutico de forma mais eficiente e
eficaz para conseguir vender as dificuldades existentes na gestão pública nos
municípios, no Estado de Santa Catarina e entre os empresários do setor
náutico.
E a primeira visita à Tijucas aconteceu em 17 de Abril de 2013 a
convite do Secretário Antônio Serpa, Prefeito Valério Tomazi e de sua assessora de comunicação - Srtª Karina Peixoto (3) .
Sucesso!
Ornelas.
Fontes e mais informações:
(1) Polo Náutico Palhoça, 10 anos SEM gestão e SEM estratégia.
(2) Instituto Marca Brasil é reconhecido
pela metodologia Tour da Experiência (2013, OMT).
(3) Primeira Visita técnica à Tijuca:
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