Mar Catarina: São José Rumo ao Futuro Náutico com o Conceito "SMART SEA"
A DISCOVER BRASIL/OSN CONSULTORIA em sinergia com a Prefeitura de São José celebram a assinatura do projeto que Impulsionará a Economia do Mar (AZUL) com o Lançamento da Nova Orla e a Megaprojeto da Beira-Mar de Barreiros.
A Economia do Mar de São José, o território dos Canais Norte e Sul entre o continente e a Ilha de Santa Catarina, vive um momento de virada. A entidade sem fins lucrativos ASS SHALOM e ANCORA DA ECONOMIA DO MAR, em conjunto com empresários locais, está na vanguarda da aceleração econômica da região. Um acordo recém-assinado consolida anos de trabalho, concretizando as ações do GT Náutico de Santa Catarina em parceria com São José, que desde 2015 atua sob o inovador conceito SMART SEA, desenvolvido pelo consultor e think tank da Economia do Mar (Azul) do Brasil, Álvaro Ornelas.
Para Ornelas, o projeto promete um impacto transformador. "O projeto vai acelerar o território e o melhor uso da Orla de São José, com impactos imediatos na mobilidade urbana, Turismo, Cultura e eventos náuticos da região metropolitana. A ideia é fazer o maior Festival do Mar do Brasil na nova Orla de São José. Todos ganham."
O entusiasmo do setor privado é evidente. O Grupo Salomão, por exemplo, transferiu sua sede de Palhoça para as proximidades da futura orla, e já prevê mais investimentos em São José para 2026.
Avenida Beira-Mar de Barreiros: O Projeto-Âncora da Nova Mobilidade e Lazer
O principal pilar de infraestrutura para viabilizar essa visão é a aguardada Avenida Beira-Mar de Barreiros. Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, o projeto é desenhado para ser muito mais do que uma via de tráfego; é um complexo urbano que transformará a paisagem da região.
Principais Características do Projeto:
Mobilidade Ampliada: Avenida de seis pistas (sentido duplo) mais via marginal.
Lazer e Esporte: Ciclovia, pista de skate, calçadão, quiosques e salas diversas, criando um novo polo de convivência.
Infraestrutura: Intervenções cruciais na drenagem e construção de um complexo de lazer e cultura.
Financiamento Internacional Garante a Execução
A viabilização financeira deste empreendimento histórico está assegurada. O Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) garantiu um financiamento de US$ 43,2 milhões de dólares, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões do município.
Em um movimento estratégico, São José recebeu o sinal verde do Fonplata para lançar a primeira Licitação Pública Internacional (LPI) do município em paralelo ao processo de licenciamento ambiental. O projeto já conta com a Licença Ambiental Prévia (LAP) e a meta é lançar a LPI ainda neste ano, dando início à contratação da empresa que fará a obra.
O avanço da Avenida Beira-Mar de Barreiros e a visão do SMART SEA da DISCOVER BRASIL/OSN CONSULTORIA por meio da ASS SHALOM e ANCORA DA ECONOMIA DO MAR colocam São José no mapa como um polo de desenvolvimento náutico e urbano de referência, prometendo um futuro de crescimento e qualidade de vida para toda a Grande Florianópolis.
Novos empreendimentos estão por vir nos Bairro de Barreiros, Bela Vista e, São José e no bairro Jardim Atlântico, Vila Aparecida e Coloninha em Florianópolis continental.
Suce$$o,
Alvaro ORNELAS
Imagem:
Divulgação da Prefeitura Municipal de São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário