segunda-feira, 24 de julho de 2023

Santa Catarina exporta embrcações.

 

Santa Catarina é o Estado que mais exporta embarcações no Brasil


Foto: Divulgação/ Schaefer Yachts

Segundo dados do Observatório Fiesc, nos últimos 6 meses, o Estado vendeu US$ 33,0 milhões de barcos a motor para países como EUA e a Itália, mantendo o título de maior exportador do país de embarcações. Além disso, Santa Catarina exporta para outros destinos da Europa e até Dubai. O Governo, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), está atuando para atrair mais empresas do segmento ao Estado. 

O governador Jorginho Mello relembra que Santa Catarina concentra 70% da produção nacional de barcos a motor, se consolidando como o Primeiro Polo Náutico do Brasil. “Nós abrigamos mais de 20 empresas do mercado náutico em nosso litoral e temos incentivos do Governo que movimentam o setor, como o pró-emprego e o pró-náutica. Certamente os benefícios fiscais mostram-se como medidas acertadas para a expansão do setor náutico, e a colocação do estado no mercado internacional”, enfatiza. 

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, o aumento das vendas internacionais desses produtos intensivos em tecnologia contribuiu para a valorização do preço médio exportado do estado no semestre. “Nos últimos anos, crescemos muito no mercado náutico e entre os fatores que contribuíram para isso estão a malha logística, a existência de mão de obra qualificada e nossa localização. Vamos ser parceiros e estamos atentos às necessidades do mercado”, explica.

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, Santa Catarina se consolida como o maior polo náutico brasileiro, e isso atrai a atenção de empresas internacionais interessadas em investir e se instalar no Estado em função da capacidade da mão de obra local viabilizar exportar produtos de alto valor agregado para mercados mais maduros e desenvolvidos, e pela facilidade de escoamento da produção. “A SAI atua diariamente para criar conexões e cooperações comerciais com empresas estrangeiras, e assim ampliar ainda mais a exportação. Além do comércio exterior, atuamos também no âmbito das relações internacionais e atração de investimentos, apoiando todas aquelas empresas que têm interesse em Santa Catarina.”

Cenário náutico catarinense 

Além dos Estaleiros, empresas de insumos e as maiores exportadoras de peças estão hoje com sede também em Santa Catarina e também recebendo as mercadorias pelos Portos Catarinenses. Estes números representam hoje mais de 70% da produção da indústria náutica nacional.  

Entre os estaleiros que contribuem para movimentar a economia do segmento estão Schaefer Yachts, Fibrafort, Ferretti, Azimut, Okean e Sessa Marine. Algumas dessas empresas são estrangeiras e escolheram o Estado por conta dos benefícios fiscais, de localização e infraestrutura. Por exemplo, Santa Catarina é o único parque fabril da marca italiana Azimut fora da Itália. 

O setor náutico no Brasil voltou a crescer exponencialmente durante a pandemia e as previsões para os próximos anos são de fortalecimento de toda cadeia produtiva da Economia do Mar.

O diretor de indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer enfatiza ainda que as associações náuticas como a Associação Náutica (Acatmar) e a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), são parceiras e auxiliam no crescimento do mercado internacional náutico. “Ações são realizadas com o Governo para participação de visitas técnicas em polos náuticos globais, encontros e seminários. Tudo isso fortalece parcerias ao setor náutico de SC, aliado aos incentivos fiscais concedidos pelo Governo por meio de programas tributários específicos. Há 15 anos, éramos responsáveis por 20% a 25% da produção nacional, hoje chegamos a 70%”, complementa.

Pró náutica e Prodec 

O Pró-Náutica é um incentivo fiscal instituído pelo Governo do Estado em 2009 para fomentar a indústria de embarcações de esporte e recreio. Entre os benefícios, prevê a redução da carga tributária do ICMS até 3,5% e diferimento dos prazos para recolhimento do imposto sobre compra de matéria-prima, máquinas e peças, entre outros.

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. Trata-se de incentivo, a título de financiamento, equivalente a um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto.

FONTE: 

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br 

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Smart Sea >>> Marinas de Manutenção aindas é demanda na Ecomomia do Mar Brasil.

 NX Boats inaugura Customer Service em Angra dos Reis

Com serviços de manutenção, estaleiro anuncia primeiro ponto próprio de atendimento fora de Pernambuco


Fotos: NX Boats / Divulgação

A NX Boats acaba de anunciar seu primeiro ponto próprio de atendimento fora de Pernambuco

 — onde fica o estaleiro. O local escolhido para receber o Customer Service NX foi a cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Veja também

A escolha do local é estratégica, já que metade das lanchas NX50 — maior modelo do estaleiro –tem como porto de partida a costa do Rio de Janeiro e o litoral norte de São Paulo. Assim, o Customer Service da NX Boats estará de fato perto de grande parte dos seus clientes.


"Escolhemos Angra dos Reis não por acaso, mas pelo exorbitante crescimento na região.

E para estarmos mais próximos de nosso clientes" – Jonas Moura, CEO NX Boats

Lancha NX 400 HT Horizon.

Especialista em lanchas na categoria de 26 a 50 pés, a NX Boats tem mais de 1,5 mil embarcações 

comercializadas no Brasil — em menos de 10 anos de operação.

 

O Customer Service da NX Boats chega para atender esta demanda, fornecendo no local serviços de manutenção elétrica, de montagem, acabamento, laminação e marcenaria, com capacidade para atender em média 10 embarcações de forma simultânea, sem necessidade de deslocamento para a fábrica.


A iniciativa do estaleiro acontece em parceria com a BR Marinas, dentro da Marina Verolme, em Angra dos Reis (RJ). O Customer Service da NX Boats conta com uma área de atendimento de 700 m² no total, sendo 500 m² cobertos, com profissionais habilitados e treinados pela própria fábrica.

 

O investimento da NX Boats espelha a fase vivida pela indústria náutica brasileira, que, em 2022, apresentou crescimento de 15% em relação ao ano anterior, segundo os mais recentes dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (ACOBAR).



Autora:  Báarbara Mattana, publicas em 19/6/2023.

Fotos: NX Boats / Divulgação



sexta-feira, 14 de julho de 2023

FUTOURISM - 100 mais desejáveis Destinos Turísticos de 2023...


 DESCUBRA O RANKING,  FORNECIDOS PELO ÍNDICE TSS. 


Anualmente é lançado os 100 Destinos Turísticos mais desejáveis para o ano que se inicia. Organizado maior provedor de estratágias mercadológicas para promover as experiência de diversos municípios ou território do mundo - a "sentinela do turismo" em inglês: Tourism Sentiment Score®.

Pelo segundo ano, destinos ao redor do mundo foram classificados para descobrir aqueles que são realmente os mais desejáveis ... e amados pelos que visitaram. 

Esses destinos campeões são os 100 destinos mais desejáveis do ano de 2023, de acordo com o que as pessoas realmente sentem. Durante as experiência promovidas. 

A metodologia é baseada no boca-a-boca ou seja, ninguém pagou para ser nomeado na lista. Nenhuma pesquisa sugeriu uma resposta. O boca a boca construiu esta lista, sem solicitação individual e 100% imparcial. 

Cada um desses 100 destinos conquistou o amor e um impressionante Tourism Sentiment Score®

Para poder nomear os 100 melhores, começou 2023 com um estudo intensivo de nossos dados do Índice de Sentimento do Turismo - são 1,6 bilhão de conversas online e conteúdos disponíveis publicamente sobre 21.330 destinos globais (fale conosco sobre o desempenho do seu destino). 

A riqueza de dados torna este, até onde sabemos, o estudo mais aprofundado desse tipo.

O Tourism Sentiment Index é uma tecnologia de ponta criada especificamente para o turismo que aplica o poder da inteligência artificial ao desafio de extrair sentimento da expressão humana. 

Gera um novo indicador de qualidade para o marketing de destinos: Tourism Sentiment Score®. Essa pontuação é o resultado de nossa metodologia refinada ao longo dos anos para melhor escanear e interpretar o sentimento de grandes volumes de conteúdo sobre viagens.

A cada ano é lançado o ranking para motivar ainda mais os destinos que já trabalham com um alto grau de experiências durante as visitas turísticas. 

Infelizmente, o Brasil, ainda em 2023, não é "preferencia", não se fala em "fazer turismo" no Brasil ainda de forma que impactem. 

O País não tem uma boa atuação na promoção e é fraco no conteúdo de experiência. Indubutavelmente, biodiversidade exuberante e diversidade de cultura NÃO BASTAM !!! 

Continuaremos em 2023, a trabalhar com foco e força na aceleração economica de territórios no Brasil para auxiliar municípios a tornarem se Destinos Turístico Inteligente e autonomos no mercado global de vendas.  

A meus parceiros e amigos, desejo sempre, 

Sucesso !!! 


Referência Bibliogáfica: 

Destination Think    https://destinationthink.com

World Travel and Tourism Consil