Álvaro ORNELAS*
Mercado de super yachts em pleno vapor na Itália. No pátio do estaleiro italiano Sanlorenzo, deve investir € 150 milhões em produtos e instalações até 2020. Uma ótima notícia lá e cá.
O Sanlorenzo SD96 teve sua estréia no Cannes YF 2019.
O ritmo de desenvolvimento da montadora italiana de super iates Sanlorenzo continua em ritmo acelerado. Na conferência de imprensa anual do Cannes Yachting Festival, o estaleiro abordou tópicos como seu próximo IPO, novos modelos em intervalos existentes, dois novos modelos - um na Divisão de Iates e outro na Divisão de Super iates - e um alto nível contínuo de investimento .
Em relação ao IPO, o proprietário e presidente da Sanlorenzo Massimo Perotti disse: “Não posso fornecer detalhes exatos, mas esperamos concluir o IPO até o final do ano. Nos próximos dois meses, estamos trabalhando duro em shows, mas depois disso trabalharemos no IPO. ”
Perotti confirmou sua intenção anunciada anteriormente de permitir que uma participação de 35% da Sanlorenzo fosse listada, mas enfatizou que ele manterá uma participação controladora de 60%.
Perotti se referiu a lidar com potenciais investidores e o processo de delinear para eles as atividades e estratégias do grupo. Aqui ele falou sobre a equipe Sanlorenzo e seus 600 anos de experiência e profissionalismo combinados. Também foi enfatizada a marca Sanlorenzo, composta por vários produtos que atendem a diferentes segmentos de mercado, assim como o forte histórico de investimentos.
Esses segmentos incluem iates exploradores, iates cruzados, iates com flybridge, cupês esportivos, navettas de aço e compostos e super iates. O grupo planeja continuar construindo cerca de 50 iates por ano com a etiqueta 'Made to Measure' da Sanlorenzo, na qual a qualidade italiana na construção e nos materiais é destacada.
Entre 2018 e 2020, a Sanlorenzo investirá cerca de 150 milhões de euros, dos quais 78 milhões ou 52% estão sendo gastos em novas instalações, 42% ou 63 milhões em novos produtos e 6% ou 9 milhões em P&D. Com relação às vendas globais do grupo, os últimos números de Sanlorenzo mostram que a Europa responde por 57%, as Américas 20%, a Ásia-Pacífico 18% e o Oriente Médio 5%.
Em termos de investimento em novos produtos e lançamento de novos modelos, a Divisão de Iates da Sanlorenzo terá três novos modelos. Dois deles são os modelos de semi-deslocamento - o SD96, que está estreando no CYF 2019, e o SD116, que estará em Cannes em 2020. O terceiro modelo é o SX 112, que será o maior modelo até hoje nesta faixa, adicionando ao SX77 e SX88, e será lançado em 2020.
A divisão de iates também deve desenvolver uma nova série chamada linha SP. O primeiro modelo atualmente em desenvolvimento é o SP108. O lançamento está previsto para 2020. A nova linha será composta por três modelos de 93, 108 e 125 pés. Tilli Antonelli está trabalhando no design desta nova linha.
Sanlorenzo diz: “O objetivo do projeto é escrever um capítulo novo e bem-sucedido no setor de iates, como foi feito com a linha SX, para oferecer uma alternativa valiosa a todas as perspectivas que aguardam a renovação do segmento de iates de desempenho. Este segmento está congelado há quase 15 anos; nada foi aprimorado ou alterado. Sustentabilidade, conforto e exclusividade são os valores fundamentais do projeto. ”
Na divisão de super iates de Sanlorenzo, na série de super iates de aço, o maior navio construído até agora pela empresa, o 64m Attila, foi lançado em maio. Foi construído usando a plataforma de 64m-68m da Sanlorenzo e agora está sendo estendido até 70m.
Como na Divisão de Iates, uma nova série chamada Espace está sendo apresentada à Divisão de Super iates. Esta nova gama incluirá inicialmente dois modelos de 38m e 42m. Os 42 milhões estão em construção para um lançamento em 2020 e os 38 milhões devem seguir em 2021.
Suce$$o a todos amigos e parceiros,
Ornelas
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*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Náutica de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.
FONTE:
International Boating Industry, David Robinson, Setembro 2019.
Assessoria de Comunicação da Sanlorenzo, setembro 2019.
Foto/Imagem: Arquivo Sanlorenzo
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